Páginas

domingo, 20 de janeiro de 2019

Microbiota: nossos hóspedes


.

Você sabia que o nosso corpo serve de morada para trilhões de bactérias? Esse conjunto de micro-organismos é chamado de MICROBIOTA e está presente na pele e nas mucosas. Só no intestino humano existem mais de 1000 tipos de bactérias e a quantidade delas excede em mais de 10 vezes o número total de nossas células.

A colonização por essas bactérias já se inicia na vida intrauterina. Até a pouco tempo acreditava-se que o feto fosse estéril, mas novas evidências indicam que as bactérias que fazem parte da flora intestinal da mãe são levadas até à placenta para já iniciarem a colonização do bebê.

As bactérias que compõem a microbiota influenciam e muito a nossa vida. Ao falar em bactérias a primeira ideia que vem à mente é de infecções, mas dependendo do tipo e local em que se encontram, as bactérias não agem como vilãs, mas como mocinhas.  A interação entre as bactérias que vivem em nosso corpo e nossa saúde é um tema muito interessante. Como é isso?


✅Elas podem proteger seu hospedeiro (nós!) por competir e não dar espaço para o crescimento de micro-organismos que causam patologia; produzir nutrientes importantes e interagir de forma benéfica para o sistema imunológico.

Pesquisas recentes tem demostrado que o desequilíbrio na microbiota, também chamado de ✖DISBIOSE, está envolvido no aparecimento de doenças inflamatórias, metabólicas e mentais.

E o que fazer para ter a microbiota saudável? Hábitos saudáveis são fundamentais. E além deles, evitar o uso excessivo de Antibióticos, e utilizar Probióticos, Prebióticos ou Simbióticos. Entenda como isso ocorre:



Todo mundo sabe que antibióticos podem causar efeitos colaterais (como qualquer droga), e que seu uso indiscriminado está ligado à resistência bacteriana e à formação das “superbactérias”.



O que pouca gente sabe é que o uso de antibióticos está ligado à obesidade infantil.
.

.
Não é segredo que os antibióticos têm sido usados há décadas para engordar o gado, mas ainda não haviam evidências de que o mesmo ocorreria em humanos.
.
O uso de antibiótico antes dos 2 anos de idade e por mais de 3 ocasiões eleva em 25% o risco de ser obeso aos 4 anos de idade. 
-
✅A hipótese para explicar esta ligação é que os antibióticos alteram a composição da microbiota intestinal (conjunto de bactérias que habitam o intestino), o que muda:
a produção de substâncias inflamatórias,
a absorção de nutrientes e
a secreção de hormônios intestinais que atuam no
mecanismo de sensação de fome e saciedade.
.
-
✅Este alerta não tem o objetivo de banir o uso de antibióticos. Eles são fundamentais para tratamento de infecções bacterianas, mas seu uso deve ser restrito às situações com indicação médica.
.


PROBIÓTICOS!

✅São micro-organismos vivos que conseguem sobreviver à acidez do estômago e chegam ao intestino intactos.

✅Uma vez no intestino colonizam a mucosa e competem com outras bactérias, dificultando o crescimento de bactérias que causam doenças.

✅Reduzem a inflamação e estimulam o sistema imunológico.



☘☘PREBIÓTICO!!!

🔴 São oligossacarídeos (açúcares pequenos), fibras que o corpo humano não consegue digerir.
🔵 Essas fibras chegam intactas ao intestino, onde são usadas como alimento pelas bactérias do bem. Uma dieta rica em PRÉbioticos ajuda na manutenção dos PRObioticos.
☘️ São exemplos de prebióticos: inulina, os fruto-oligissacarídeos (FOS) e os galacto-oleossacarídeos (GOS).
.
Exemplos de alimentos ricos em Prebioticos:
Raiz de chicória
Dente de Leão
Alho
Cebola
Alho-poró
Aspargo
Banana
Cevada
Aveia
Maçã
Cacau
Semente de linhaça
Algas

🔵☘🔴SIMBIÓTICOS
🔴São produtos que combinam PRE e 🔵PRO bióticos
☘️A presença dos Prebióticos (fibras) ajuda a garantir que os Probióticos (bactérias benéficas) chegarão viáveis ao intestino.
🔵Simbióticos são utilizados para prevenir e tratar infecções, quadros alérgicos e diarreia.
.
🔴Além de medicamentos e suplementos alimentares, são exemplos de simbióticos:
iogurtes
bebidas lácteas fermentadas
sucos de frutas
legumes fermentados.

#endocrinologista #endocrinologia #pediatria #genética #microbiota #prebiótico #probiótico #simbiótico #antibiótico #disbiose #obesidade
#endocrinologia #endocrinologista #microbiota #bactérias #microorganismos #obesidade #diabetes

Nenhum comentário:

Postar um comentário