Páginas

sexta-feira, 14 de outubro de 2016

IMC - ÍNDICE DE MASSA CORPORAL

IMC : O que é? Como calcular?

O Índice de Massa corporal (IMC) é um índice adotado pela OMS (Organização Mundial de Saúde), que é usado para o diagnóstico do estado nutricional.  
O IMC é facilmente calculado a partir do peso e altura. O IMC é o valor do peso dividido pelo quadrado da altura (altura multiplicada por ela mesma). O peso deve ser medido em kg e a altura em metros.
Por exemplo, para uma pessoa com 1,60m de altura e 55 kg, calcula-se o IMC assim: 55/ 1,6 x 1,6. Ou seja: 55/2,56 = 21,48.
E o que esse resultado significa?? Em adultos:
< 18,5 = Baixo peso
≥ 18,5 <25 = Peso normal
≥25 < 30 = Sobrepeso
≥ 30 = Obesidade (≥30<35 – Grau I;  ≥35 < 40 Grau II; ≥ 40 Grau III)



 O IMC indica apenas a proporção do peso para a estatura, e a sua interpretação clássica, como exposto acima, pode não refletir a quantidade de gordura corporal, a adiposidade.
Por exemplo: algumas vezes o IMC pode superestimar a quantidade de gordura de pessoas que tenham muito peso devido a grande quantidade de massa muscular. Outras vezes, pessoas com IMC normal podem apresentar quantidade de gordura corporal maior que a desejada, são os famosos “falsos magros”.
Mas nem por isso o IMC deve ser descartado! É um relevante indicador de saúde relevante, de execução simples e barata, uma forma fácil para se comparar populações. Está consagrado por diversos estudos e no geral podemos confiar em sua interpretação.
Do ponto de vista individual, é importante avaliar o IMC junto com as medidas corporais (cintura, quadril) e se necessário exames que revelem a composição corporal.

IMC NAS CRIANÇAS


O cálculo do IMC nas crianças se faz da mesma forma que nos adultos.
IMC = Peso (kg)/ Altura x Altura (m)
Mas a interpretação é bem diferente!
A criança está em constante mudança, crescendo e mudando a composição corporal. Tecido muscular, ósseo, gordura, vísceras... Não só aumentam em tamanho e peso, mas mudam de proporção, de acordo com cada fase da vida. E essas mudanças se refletem na interpretação do IMC.


A proporção do peso para a estatura se modifica ao longo da infância.
Para se interpretar o IMC na infância foram criadas curvas de IMC por sexo e idade. A divisão em categorias de diagnóstico nutricional depende da idade da criança, sexo e onde ela se encontra na curva de IMC, que pode ser dividida em Percentis ou Z-Score.
Veja abaixo as curvas utilizadas pela OMS e como interpretar:





 De uma forma geral, à partir dos 2 anos, o IMC normal das crianças tem valores bem abaixo do dos adultos. Apenas na adolescência o IMC se eleva novamente, com maior ganho de gordura e massa muscular. Isso significa que criança de peso normal só pode ter a famosa carinha gorducha de “Bebê Jhonson” até no máximo os 2 anos. A partir daí o normal é que as crianças tenham um aspecto “magrinho”. Perder as dobrinhas após os 2 anos não deve assustar os pais, muito pelo contrário, é sinal de que a criança está seguindo com seu crescimento adequado!

#endocrinologista #endocrinopediatragoiania #IMC #bloggershealthymoms #indicedemassacorporal #obesidade #sobrepeso



Nenhum comentário:

Postar um comentário