Páginas

sábado, 14 de novembro de 2020

Diabetes Mellitus: diagnóstico, tipos, controle glicêmico e mais!



 DIAGNÓSTICO DE DIABETES MELLITUS



🌀O diagnóstico do Diabetes Mellitus (DM) se baseia nos valores da 💉glicemia (açúcar no sangue), que pode ser feita em ✅jejum, ✅2h após o teste de tolerância oral a glicose (TOTG) 🍭ou ✅ao acaso. Os critérios (em mg/dl) são os seguintes:

🍽 Em jejum: 

✅Normal: até 99

🔺Pré diabetes: 100 a 125

🌀Diabetes: a partir de 126


🍭2horas após o TOTG

✅Normal: até 139

🔺Pré diabetes: 140 a 199

🌀Diabetes: a partir de 200

Ao acaso considera-se portador de 🌀DM se a glicemia estiver acima de 200 associada a sintomas.

SINTOMAS DE DIABETES


🌀Poliúria (urinar muito)

🌀Polidipsia (beber muita água)

🌀Polifagia (comer muito)

🌀Perda de peso

🌀Fraqueza

🌀 Visão borrada

🌀Desidratação

🌀Hálito de cetona (casos graves)

👶🏻Nas crianças pequenas observa-se a presença de formigas nas fraldas e enurese noturna (voltar a fazer xixi na cama uma criança que já tinha controle).

Os sintomas parecem meio contraditórios, não é mesmo? 🤔 Como há perda de peso se a pessoa come muito? 🤔 Como há desidratação se a pessoa bebe tanta água? 🤔 Porque fraqueza quando o sangue está cheio de glicose que é combustível para as células?


EXPLICANDO OS SINTOMAS DO DIABETES

✏️Tudo se justifica pela falta de ação da insulina, hormônio produzido pelas células beta do pâncreas. 🌀A principal ação da insulina é transferir a glicose (açúcar) do sangue para dentro das células. Além disso a insulina promove o crescimento dos 💪🏻músculos e do tecido 🏵adiposo.

💢Sem ação da insulina a pessoa vive um estado de “fome na abundância”. 🍭Tem muito açúcar no sangue, mas pouco dentro das células, 🤤 assim como uma criança que está com fome olhando para doces do outro lado da vitrine. 💢Quem levanta o vidro da vitrine, abre a porta para a glicose sair do sangue e entrar nas células é a insulina.

🤔E o excesso de urina? Isso ocorre porque quando o açúcar do sangue sobe demais ocorre perda de glicose pela urina. E açúcar “puxa” mais água pra urina, criando um ciclo vicioso.


PRINCIPAIS TIPOS DE DIABETES

💢Você sabia que o termo Diabetes Mellitus (DM) na verdade se refere a várias doenças?

🍭DM significa que a pessoa tem nível alto de açúcar no sangue (glicemia), e dependendo do motivo que levou ao aumento crônico da glicemia faz-se o diagnóstico de um tipo de DM.

🍭 Os mais conhecidos são o DM tipo 1 (DM1) e o tipo 2 (DM 2) que vou comentar mais a fundo nesse post, e ainda existem outros tipos menos comuns.



🍭DM1 já foi chamado de Diabetes juvenil ou insulino-dependente. Ocorre porque as células de defesa da própria pessoa destroem as células beta produtoras de insulina. DM1 inicia-se geralmente na 👧🏼infância ou adolescência e requer tratamento com 💉insulina desde o diagnóstico.

🍭DM2 já foi chamado de diabetes do adulto ou insulino-independente. No DM2 o paciente produz insulina, mas ela não consegue agir normalmente. Esse estado de mau funcionamento da insulina é induzido pela obesidade e é chamado de resistência insulínica. DM2 é mais frequente se iniciar em 👨🏻adultos, mas com o aumento da obesidade em crianças, o DM2 tem aparecido mais precocemente. Geralmente o início do tratamento é feito com hipoglicemiantes 💊 (comprimidos ou alguns de injeção) mas pode requerer o uso de insulina 💉principalmente com o passar dos anos.


DIABETES DUPLO??

Você já ouviu falar de DIABETES DUPLO? Às vezes chamado de Diabetes Mellitus 🍭🍭(DM) tipo 1,5 ou DM tipo 3, o DM Duplo (DD) mescla características do DM1 e do DM2.

🍭🍭No DD o indivíduo tem os autoanticorpos presentes indicando que existe destruição das células beta, como no 🔴DM1, e ao mesmo tempo é obeso e tem resistência à insulina, como no 🔵DM2.



💢Pode acontecer de uma criança já 🔹obesa (e por isso com resistência à insulina) também ter a 🔺autoimunidade, ou uma pessoa com DM1 clássico evoluir com ganho de peso excessivo, tornando-se obesa e com resistência à insulina. 💢São casos de manejo mais difícil, necessitando de um tratamento combinado de 💉insulina e 💊medicações antidiabéticas. Se o paciente não controlar bem suas glicemias, ele pode ter complicações microvasculares, típicas do DM1, como nefro e neuropatias, além das complicações macrovasculares, mais características do DM2, como doenças coronarianas, AVC, enfarto e amputações dos membros inferiores.😳


OUTROS TIPOS DE DIABETES

📚 Existem ainda vários outros tipos de DM.



🍭🌀LADA: do inglês “Latent Autoimmune Diabetes in Adults”, quando o tipo 1, devido à destruição das células beta do pâncreas pelo próprio corpo (autoimunidade) aparece no adulto.

🌀🍭MODY: do inglês “Maturity Onset Diabetes of the Youth”, quando um diabetes mais leve (parecendo o que geralmente começa na maturidade) se inicia na 👧🏻infância e 👱🏻‍♀‍adolescência. Não é devido nem a autoimunidade e nem é secundário à obesidade, como o tipo 2.  🍭🌀MODY é também chamado de Diabetes Monogênico, porque a causa é uma 🧬mutação em um único gene, que interfere na produção e/ou secreção de insulina. 🧬 Existem vários tipos de MODY, dependendo de qual gene está alterado, o DM é chamado de MODY1, MODY2 etc. 🌀🍭Em torno de 2% de todos os DM são do tipo MODY. Sempre que houver 3 gerações com DM 👨🏼‍🦳🧔🏻👧🏻de início mais precoce e que não se encaixa 100% na clínica de DM1 ou DM2 vale a pena pesquisar os 🧬genes do MODY.

🍭🌀Algumas vezes o DM acontece por causa de outra doença do pâncreas que acaba por destruir as células beta, como na ✅pancreatite e na ✅fibrose cística.

🌀🍭Há ainda DM que fazem parte de ✅Síndromes genéticas, os que se associam a outras doenças ✅endócrinas (Cushing, hipertireoidismo, feocromocitoma) e ainda por uso de ✅medicamentos. 🍭🌀DM por uso de medicações 💊é bem mais comum do que se imagina, sendo a causa mais frequente o uso indiscriminado de corticoides.


COMO A GLICEMIA É CONTROLADA?

✅🎯 Quando se fala em controle hormonal da glicemia logo se pensa em insulina. Sem dúvida, a insulina é fundamental para o controle dos níveis de açúcar 🍭no sangue. 🤔Mas vocês sabiam que outros hormônios também são importantes no balanço dos níveis de açúcar no sangue?

🔑🔑A insulina é produzida pelas células beta-pancreáticas, e tem a função de colocar a 🍭glicose que está no sangue para dentro das células, onde será usada como combustível. É responsável por abaixar 📉os níveis glicêmicos.

📊📊Os outros hormônios que interferem no controle da glicemia são conhecidos como CONTA-REGULATÓRIOS por terem ação oposta à da insulina. Eles têm a capacidade de aumentar 📈os níveis de açúcar 🍭do sangue, e tem sua secreção aumentada em situações de stress, como infecções, traumas, queimaduras, etc.  São eles:



🔶Glucagon

Produzido pelo pâncreas também, pelas nem tão famosas mas muito importantes células alfa pancreáticas. No jejum ele é o responsável por não deixar que ocorra hipoglicemia.

🔴Catecolaminas

🔺Adrenalina, 🔺noradrenalina, hormônios produzidos pela medula das glândulas suprarrenais. Elas têm sua secreção aumentada em situações de stress.

🔵Cortisol

É o glicocorticoide natural produzido pelo córtex suprarrenal; e assim como as catecolaminas, tem sua secreção aumentada em situações de stress.

⚜GH

Hormônio de crescimento! Pois é, além de induzir o crescimento e o anabolismo, o GH tem ação hiperglicemiante.

✅💠Quando o paciente diabético combina grave falha na secreção de insulina com aumento dos hormônios contrarreguladores, ocorre num colapso de todo o metabolismo, o grave quadro de cetoacidose diabética!

🌀🔱É uma situação em que há hiperglicemia, quebra das proteínas musculares e dos lipídeos, acidose, hálito com cheiro de acetona ou maçã podre, dificuldade respiratória, pode culminar e edema cerebral, levando a coma e até morte.

PORQUE UMA CRIANÇA SE TORNA DAIBÉTICA?


🎯Porque o Diabetes ocorre? É genético? Foi porque ele/ela comeu muitos doces? Foi emocional? O que no fundo os pais querem saber é: A culpa é minha?

🍭O Diabetes clássico que aparece na infância é o Diabetes tipo 1 (DM1), no qual o sistema imune do próprio paciente se vira contra as células do pâncreas. As células beta, especialistas em produzir insulina, são destruídas e a doença se instala. Mas 🤔PORQUE isso ocorre afinal? Existe uma interação de fatores ambientais e genéticos atuando juntos.

👯‍♂‍Se uma pessoa tem DM1, a chance que um irmão gêmeo idêntico tenha a doença é de 40%. Esse é o peso dos genes! 

🎯Para que o sistema imune entre no “modo de auto-destuição” das células do pâncreas é preciso que ambiente entre em ação. E aqui temos mais perguntas que respostas. 🤔 Alguns fatores aumentam o risco do aparecimento do DM1 em pessoas com predisposição genética, como: algumas infecções virais (Rubéola, CMV, Rotavírus, outros?), desmame precoce, excesso de proteína nos primeiros 2 anos de idade, deficiência de vitamina D. Poluição? Disruptores endócrinos?

🎯É importante frisar que nenhum fator ambiental sozinho é capaz de explicar essa ativação do sistema imune que leva ao DM1.

✅Stress emocional não causa diabetes! É frequente que o DM1 seja descoberto após um evento estressante, porque nessas situações o corpo secreta muitos hormônios que atrapalham a ação da insulina. 🍭Desta forma, o stress não é causador, mas um gatilho para o aparecimento da doença. Como se fosse “a gota d´água”!

✔️Então pais e mães de crianças diabéticas, NÃO SE SINTAM CULPADOS! Não foi nada de errado que vocês fizeram!


Nenhum comentário:

Postar um comentário