Páginas

segunda-feira, 10 de agosto de 2020

AMAMENTAÇÃO & AGOSTO DOURADO

 

PORQUE AMAMENTAR?



    O leite materno é mais que nutrição, é um alimento vivo que se adapta a cada fase do bebê, traz benefícios para mãe e filho a curto, médio e longo prazo, chegando até a alterar o DNA do bebê!

    O leite materno é mais do que um conjunto de nutrientes, é uma substância viva. Além de alimentar, o leite materno tem ações protetora e moduladora do sistema imune, trazendo benefícios para a saúde física e psicológica em curto e longo prazo! 

    O leite humano é o padrão ouro para a alimentação do bebê. Além do valor nutricional incomparável, outros fatores envolvidos na amamentação trazem diversos benefícios. Amamentar envolve questões nutricionais, ambientais, socioeconômicas, psicológicas e genéticas.

    Amamentar é mais que nutrir a criança. É um processo que envolve interação profunda entre mãe e filho, com repercussões no seu estado nutricional e aquisição de habilidades baseadas em sua fisiologia e no seu desenvolvimento cognitivo e emocional. Amamentar não é um ato puramente instintivo, mas uma ação aprendida, e que sofre muita influencia do ambiente e cultura.

    Amamentar não deve ser função de uma mulher só. As mães precisam de apoio de suas famílias, empregadores, comunidade e do governo. Afinal de contas, toda a sociedade é beneficiada quando as crianças recebem o melhor no início da vida. O Leite humano é o alimento perfeito para o bebê! Seja ele de peso adequado ou não, prematuro ou a termo.

 


BENEFICIOS PARA O BEBE


No Curto prazo:


Redução da mortalidade por doenças infecciosas e morte súbita.

Proteção contra diarreia, infecções respiratórias e otite média

Menor incidência de asma, má oclusão dentária.



No Longo prazo:


Redução de sobrepeso, obesidade, Diabetes tipo 2, Diabetes tipo 1 e leucemia.

Redução de problemas emocionais, problemas de conduta, dificuldades psicossociais, hiperatividade, déficit de atenção e espectro autista

Aumento do QI, escolaridade alcançada e renda

 


LEITE MATERNO E INTELIGENCIA



    Bebes que foram amamentados tem o QI até 8 pontos superior aos que não mamaram em suas mães. Isto se deve à gordura do leite humano. Quantidade e qualidade!

    Entre 40 a 50% das calorias do leite humano vem das gorduras, sendo que o conteúdo de lipídeos é maior no leite do final da mamada, por isso a importância de esvaziar o peito a cada mamada. O leite materno contém DHA e ARA, dois tipos de gordura que não fazem parte de outros leites e são importantes para o desenvolvimento cerebral, da retina e do sistema imunológico.


LEITE HUMANO E DNA


    Todo mundo conhece os benefícios que o leite materno pode trazer a curto prazo para a saúde do bebê, mas você sabia que o leite materno é capaz de mudar o DNA do seu bebê com reflexos na saúde dele pra vida toda? 

    O período dos 1000 dias (da concepção até os 2 anos) é uma janela de oportunidades para se modular a saúde da pessoa. Através de mecanismos Epigenéticos que ocorrem de forma intensa nos 1000 dias é possível programar o metabolismo do corpo para a saúde ou doença!

    O aleitamento materno tem papel importante nessa programação metabólica. O leite materno não altera a sequência de bases do DNA, mas altera o em torno dessa sequência de bases, fazendo com que os gene estejam mais ou menos disponíveis para serem lidos (expressos).

 

    

BENEFÍCIOS DA AMAMENTAÇÃO PARA AS MÃES! 


    “Só” pelos benefícios para o bebê, a amamentação já é considerada incrível! Mas as mulheres que amamentam também são beneficiadas. Você conhece as vantagens do aleitamento para as mães?

    Amamentar traz vantagens de ordem prática: é feito na hora, temperatura perfeita, limpo e barato; e de ordem psicológica: promove o vínculo mãe-filho e deixa as mães com aquela sensação de dever cumprido por proporcionar o melhor alimento para seu bebê. Além disso, amamentar traz benefícios para a saúde da mãe!

    A mãe que amamenta tem elevados níveis dos hormônios ocitocina e prolactina, o que levam a alguns benefícios imediatos: favorece a contração e involução uterina, reduzindo hemorragia no pós-parto; tem efeito contraceptivo até os 6 meses (quando em aleitamento exclusivo em livre demanda). A produção de leite gasta em torno de 500kcal por dia, o que ajuda na perda de peso.    

    No longo prazo, as mulheres que amamentaram têm menor risco de desenvolverem câncer de mama, endométrio e ovário.


 

AGOSTO DOURADO 


    Por tudo isso foi criada a Iniciativa Agosto Dourado, uma campanha que tem como objetivo incentivar a amamentação. O desenho oficial é um laço ⚜dourado cheio de simbolismo!

    É ouro porque o leite humano é o Gold Standard, ou padrão Ouro para a alimentação infantil.

   As duas partes do laço representam a mãe e a criança. O laço é 🔶simétrico, indicando que tanto mãe quanto bebê são vitais para o sucesso da amamentação.

    O nó representa o pai, a família e a sociedade!  Sem ele não haveria o laço, já que sem o apoio a amamentação, ela corre o risco de não ter êxito.

    As pontas do laço são o futuro! O ideal é que o aleitamento materno seja exclusivo por seis meses e a amamentação continuada por dois anos ou mais.


Linda a simbologia!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário