🤔O que é isso?
🎯Tireoidite é uma inflamação da glândula tireoide🦋, e Hashimoto é o nome do médico 👨🏻⚕que descreveu essa doença pela primeira vez. Sim, ele é um médico japonês e realmente a tireoidite de Hashimoto é muito comum 🌸no Japão. Acomete mais o sexo feminino 👠do que o masculino👞, numa proporção de três a cinco para um. É a principal causa de Hipotireoidismo.
🦋 Na tireoidite de Hashimoto a inflamação da glândula tiroide ocorre por um processo autoimune, ou seja, o próprio sistema de defesa do organismo se vira contra as células da tireoide. 🎯Predisposição genética somada a influências ambientais (ainda não muito claras) deixam o sistema imune desregulado.
🔬Marcadores dessa doença são os anticorpos “Anti-tireoglobulina” e “Anti-tireoperoxidase”. A tireoglobulina é a proteína onde os hormônios 🔺T3 e 🔺T4 ficam ligados quando estão estocados dentro da glândula tireóide. ⚗️Já a tireoperoxidase é uma enzima que participa no processo de fabricação dos hormônios tiroidianos.
🎎A presença desses anticorpos (veja a imagem! 👆🏻👆🏻) indica que a tiroide está sendo “atacada” por linfócitos (células de defesa do próprio corpo) que acabam por destruir a glândula. É muito comum a ocorrência de bócio (papo), e por fim a Tireoidite de Hashimoto evolui com falta de produção dos hormônios 🔺T3 e 🔺T4, caracterizando o quadro de Hipotireoidismo.
🎯Algumas vezes a pessoa tem os anticorpos positivos, mas a tiroide ainda é capaz de produzir seus hormônios, e nesses casos 🚫não é preciso de tratamento medicamentoso, mas apenas seguimento da clínica e dos níveis hormonais.
💊Quando há Hipotireoidismo a reposição hormonal é obrigatória.
HIPOTIREOIDISMO
🦋Os hormônios tiroidianos atuam em todo corpo fazendo todos os sistemas funcionarem bem. Se a tiroide 😢falha o metabolismo cai e muitas funções ficam prejudicadas.
🦋São sinais de hipotireoidismo (tiroide preguiçosa):
✔️intestino preso
✔️edema (inchaço)
✔️cansaço fácil
✔️sentir muito frio
✔️pele seca
✔️queda de cabelos
✔️unhas fracas
✔️raciocínio lento
✔️dores musculares e articulares
✔️depressão
✔️irritabilidade.
🦋Nas crianças, há queda no 🔹rendimento escolar e no 🔹ritmo do crescimento. Nos bebês o problema é ainda mais sério, pois como o cérebro está em formação, a falta do hormônio tiroidiano pode comprometer de forma 💢irreversível o 🔹desenvolvimento cerebral!
HIPOTIREOIDISMO CONGENITO
Quando a criança já nasce com a hipotireoidismo, este é chamado de 🌸Congênito (HC) ou Neonatal e é uma doença muito grave.
🦋A falta de produção dos hormônios tiroidianos ocorre porque a glândula apresentou problemas na formação do seu tecido, e às vezes a tireoide nem é formada. 🏵Raramente o problema ocorre por alterações na glândula hipófise 🧠que não produz adequadamente o TSH.
🦋São sintomas de HC nos recém-nascidos:
✔️Persistência de icterícia (“olhos e pele amarelados”)
✔️Choro rouco
✔️ Demora para eliminar o mecônio
✔️Sonolência, letargia
✔️Dificuldade para sugar
✔️Hérnia umbilical
✔️Língua grande (às vezes fica pra fora da boca)
✔️Fontanela (moleira) muito grande
✔️Pele seca
🚫O maior problema é que em torno de 95% dos bebês que nascem com o HC não apresenta sintomas precocemente. 🚫E como o desenvolvimento 🧠cerebral 🎓DEPENDE de níveis normais de hormônios tiroidianos, a demora no diagnóstico e tratamento pode significar 💢déficit intelectual 💢permanente.
🚫🦋O HC é a principal causa de déficit intelectual que é possível prevenir! 🦋👣Por isso é uma das doenças incluídas no Teste do Pezinho.
É importante fazer o diagnóstico o mais rápido possível, e normalizar os níveis hormonais dentro de 💢15 dias garante um desenvolvimento 🧠cerebral normal. 👣🦋Esse é um dos motivos que dizemos que o ideal é colher o Teste do pezinho entre 3 e 5 dias de vida! Fica a dica!
HIPERTIREOIDISMO
💥Quando a tiroide 🦋produz os hormônios T3 e T4 em excesso aparece o Hipertireoidismo.
🔥A maior parte da secreção é de T4, que dentro das células é transformada em T3, a forma mais ativa do hormônio! O 🔺T3 entra dentro do núcleo onde se liga ao DNA e controla a expressão de diversos genes em todo o corpo.
💥O T3 e T4 ativam várias funções, é como se os hormônios tiroidianos deixassem as células mais “ligadas”, trabalhando pra valer.⚠️
Se no Hipotireoidismo tudo fica mais lento, no Hipertireoidismo o metabolismo fica muito 🔥acelerado.
🔥A principal causa de Hipertireoidismo é a Doença de Graves, ocasião em que o corpo produz anticorpos 🔹que se ligam à glândula 🦋tireoide, fazendo com que ela cresça muito (bócio ou papo), além de causar👁exoftalmia (olho esbugalhado).
💥São sinais e sintomas gerais de Hipertireoismo por qualquer causa:
✔️taquicardia
✔️arritmia cardíaca
✔️nervosismo
✔️ansiedade
✔️tremores
✔️excesso de suor
✔️perda de apetite
✔️sentir muito calor
✔️diarreia
✔️queda de cabelo
✔️descamação das unhas
✔️fraqueza muscular
✔️perda de peso importante.
❌Mas cuidado! Não é nenhuma vantagem deixar um hipertireoidismo sem tratamento ou usar hormônio tiroidiano para ⚠️“emagrecer”, já que na verdade há perda de peso às custas de massa magra! Perde-se tecido 😱muscular e ósseo, aumentando inclusive o risco de osteoporose e fraturas.
TIREOIDE DA MÃE INTERFERE NO BEBÊ
🦋O funcionamento da tireoide da mãe 🤰🏻interfere na saúde do bebê ainda dentro do útero!
🦋Os hormônios da tireoide são ESSENCIAIS para a completa formação do feto. Nas primeiras semanas de gravidez, a tireoide do feto ainda não está formada e o bebê recebe os hormônios diretamente da 🤰mãe.
🦋Os principais efeitos dos hormônios da tireoide no feto são na finalização da formação do ✅esqueleto e ✅pulmões e desenvolvimento e maturação ✅cerebrais.
🦋Se a gestante tem ⬇️hipotireoidismo há prejuízo do desenvolvimento completo do feto, e quando a mãe possui ⬆️hipertireoidismo, há maior risco de parto prematuro e baixo peso. 💢E tanto o ⬇️Hipo quanto o ⬆️Hiper-tireoidismo aumentam o risco de morte fetal e hipertensão materna.
🤰🏻Toda gestante precisa avaliar seus hormônios tiroidianos 🔺🔹no pré-natal, mesmo que não tenha problemas prévios na glândula, já que durante uma gravidez normal a tireoide da mãe sofre várias alterações.
🦋Ocorre aumento da globulina ligante de tiroxina (TBG) que se liga ao 🔹T4 e então reduz a porção livre deste e aumenta a secreção de TSH. A necessidade por hormônios da tireoide passa a ser💢elevada por volta das 20 semanas de gestação e persiste até o parto.
🦋Prevenção é sempre o melhor caminho! Fica a dica
#endocrinologia #pediatria #vipinstabIoggerss #hormonios #metabolismo #endocrino #fotoserealidades #hipotireoidismo #rivotril #ancoron #litio #hipertiroidismo #endocrinologistainfantil#crescimento #desenvolvimento #tireoide #tiroide #T3 #T4 #TSH
Nenhum comentário:
Postar um comentário