quinta-feira, 10 de novembro de 2016

Acidente com o Césio 137 tem marcas ainda hoje!

☢☢Há 29 anos ocorria em Goiânia o maior acidente radioativo do país, e o maior acidente do mundo ocorrido fora de usinas nucleares! Ainda hoje suas consequências são sentidas.



📚  As fotos mostram minha apresentação de um relato de caso, em setembro no Congresso Europeu e hoje no Latino Americano de Endocrinologia Pediátrica.

🔬🔬Esta pesquisa envolve o seguimento de um paciente com uma rara variante da Síndrome de Klinefelter, como resultado da formação alterada dos espermatozoide de seu pai, vítima do acidente com o césio ☢radioativo em 1987 em Goiânia!   

✅Onde hoje é o Centro de Convenções de Goiânia havia sido um Hospital até 1985. Com a mudança de endereço do Hospital, o antigo equipamento de radioterapia foi abandonado no interior de uma sala em ruínas. 🏵Em 1987 um carroceiro encontrou a cápsula que continha o Césio 137 e a repassou a um ferro-velho. O exterior era de chumbo e o material parecia ter valor de revenda.

☢☢Ao abrir a cápsula o césio radioativo foi liberado! O césio-137 estava na forma de pó, parecido com sal de cozinha, porém que brilhava em tons de azul quando no escuro. As pessoas ficaram encantadas com aquilo e foram compartilhar com familiares e amigos. Eles brincaram com aquela poeiratão mágica, passaram o pó pelo corpo, uma menina então com 6 anos chegou a ingeri-lo. Esta menina é Leide das Neves, a primeira vítima fatal do Césio-137, e símbolo deste terrível acidente.

☢☢A contaminação aguda pela radioatividade é devastadora! Causa danos graves à molécula de DNA, e diversos tipos celulares morrem, levando a comprometimento de todos os tecidos vitais! Se não houver a rápida descontaminação ocorre o ☠☠óbito em poucos dias.

No longo prazo a radiação também traz seus riscos, aumentando a ocorrência de diversas doenças como câncer. Outro problema é que a radiação pode atrapalhar na formação das células reprodutoras (gametas), levando a consequências para a geração seguinte.
-
🤔🤓Como isso ocorre? Quais as consequências? 



Para que o zigoto seja formado normalmente é preciso ocorrer a união de um óvulo e um espermatozoide com exatamente a metade dos cromossomos de um indivíduo. É na união do material genético da mãe e pai que o novo ser então terá 46 cromossomos, sendo 2 sexuais. 46,XX para as mulheres e 46,XY para os homens.

🎯O processo normal de formação dos gametas é chamado de meiose funciona assim: a célula inicial que irá gerar os gametas possui 46 cromossomos. Antes de se dividir a célula duplica 2️⃣o material genético e depois se divide duas vezes. No final haverá 4 4️⃣células com metade dos cromossomos.

🔵No caso dos homens, o processo é chamado de Espermatogênese (veja a figura!) e cada espermatozoide irá conter um apenas um cromossomo sexual,  ou  Se a cada fase da divisão os cromossomos não se separam, os gametas formados podem vir com cromossomos a mais ou a menos.

🎯A presença de um cromossomo  a mais em meninos (47,XXY) é relativamente comum, acontecendo em 1 menino a cada 500!


No relato de caso que trouxe para o Congresso, o pai, exposto ao Césio-137 produziu um espermatozoide com 25 cromossomos, ao invés de 23! A criança recebeu 2 cromossomos a mais que o normal e ficou com 48 cromossomos, sendo 4 destes sexuais! 48,XXYY. Esta é uma situação muito rara e que traz enormes repercussões para a saúde.

🎯 O paciente em questão apresentou problemas hormonais, metabólicos, ortopédicos, renais, comportamentais, neurológicos e faleceu aos 24 anos devido a problemas cardíacos.


#endocrinologia #pediatria #genética#ESPE #SLEP  #congresso #Klinefelter#césio137 #48XXYY #espermatogenese#espermatozóide #meiose


😱



Nenhum comentário:

Postar um comentário