segunda-feira, 15 de maio de 2017

PUBERDADE NORMAL

PUBERDADE E ADOLESCÊNCIA



Puberdade e adolescência têm características em comum, mas são conceitos diferentes.

Adolescência é um conceito temporal, engloba os anos da segunda década de vida, ou seja, dos 10 aos 20 anos. São os Teenagers!

Puberdade é um conceito relacionado a modificações fisiológicas decorrentes dos hormônios sexuais, é o período de transição durante o qual o corpo de criança se transforma num corpo de adulto. 

Nas meninas é considerado normal quando a puberdade se inicia entre os 8 e 13 anos, e nos meninos entre os 9 e 14 anos.

A puberdade geralmente ocorre durante a adolescência, mas algumas crianças ainda na fase de escolar já iniciam os sinais puberais. E alguns adolescentes não estão em puberdade, principalmente nas fases iniciais da adolescência. 

SINAIS DE PUBERDADE

O que caracteriza a puberdade é o aparecimento das características sexuais secundárias: 
Nas meninas há crescimento das mamas, aumento e modificação da distribuição de gordura, 
Nos meninos há aumento dos testículos e pênis, maior massa muscular, mudança de voz.

Nos dois sexos há aceleração do crescimento e o aparecimento de pelos pubianos e axilares, além de mudanças no formato do corpo, que deixa de ser pueril e passa a ter contornos típicos de cada sexo. Tantas mudanças ocorrem porque as gônadas (ovários ou testículos) “despertam” e passam a produzir os hormônios sexuais. Veja como isso ocorre na descrição da fisiologia abaixo! 

FISIOLOGIA DA PUBERDADE

O caminho para que crianças se transformem em adultos (do ponto de vista sexual) é o seguinte: uma região do cérebro chamada Hipotálamo começa a produzir o GnRH (hormônio estimulador das gonadotrofinas), esse hormônio atua na glândula Hipófise que passa a produzir as Gonadotrofinas: LH e FSH.

O LH e FSH atuam nas gônadas (ovários ou testículos) estimulando a produção dos hormônios sexuais: estrogênios (femininos) e androgênios (masculinos). Quando há hormônios sexuais circulando em altas doses a puberdade acontece! 

MINIPUBERDADE EM BEBES

Nem todo mundo sabe, mas os bebês nascem com os hormônios tão altos como os adolescentes! Dizemos que o eixo Hipotálamo-Hipófise-Gônadas está ativado! Essa elevação dos hormônios persiste em todos até os 6 meses, e pode durar até os 2 anos de idade!

Não é uma doença ou anomalia, faz parte da fisiologia normal dos recém-nascidos e lactentes. É importante saber disso para interpretar corretamente os exames laboratoriais e alguns sinais físicos.
Na maioria dos bebês, apesar dos elevados níveis hormonais, não há nenhum sinal clínico evidente, mas alguns bebês podem apresentar alguns sinais de ação hormonal sem que isso seja patológico.

O exemplo mais comum é a presença de tecido mamário nas meninas e ocorrência de frequentes ereções nos meninos! Entretanto em torno de 14% dos casos essa situação é sinal da presença de doenças.
Se o bebê manifesta algum sintoma de ação de hormônios sexuais ele deve ser avaliado por um Endocrino Pediatra que fará o diagnóstico diferencial!

PUBERDADE E CRESCIMENTO

É durante a puberdade que ocorre o famoso estirão do crescimento. Durante em média dois anos o hormônio de crescimento (GH) associado aos hormônios sexuais fazem a velocidade de crescimento acelerar bastante. As meninas chegam a crescer de 8 a 10 cm/ano e os meninos de 10 a 12cm/ano. 

Nas meninas o estirão de crescimento ocorre bem no início da puberdade, quando o broto mamário aparece. Quando menstruam pela primeira vez, todas as meninas já passaram pelo estirão puberal.

A primeira menstruação (menarca) é um marco na vida de toda mulher. É a entrada no mundo feminino adulto. Depois da menarca a adolescente ainda vai crescer e se desenvolver, mas num ritmo menor do que antes.

Após a menarca, é normal que ocorra uma diminuição na velocidade de crescimento, mas ele não para! Trata-se do crescimento residual, que varia de pessoa para pessoa, mas em linhas gerais, as adolescentes ainda crescem, em média, seis centímetros após a menarca.

Entretanto, é importante ressaltar que, nos casos em que as meninas apresentam sinais de puberdade precoce, caracterizada pelo crescimento das mamas e de pelos pubianos antes dos 8 anos de idade, esse tempo de crescimento pode ser ainda mais reduzido (Veja Matéria anterior sobre Puberdade Precoce).

Por isso, ao constatar qualquer um dos sinais de puberdade mencionados acima antes dos 8 anos, os pais devem procurar um Endocrinologista infantojuvenil para fazer uma avaliação completa e indicar um tratamento para inibir o avanço da puberdade precoce. Com o tratamento, a menina "ganha tempo" para crescer um pouco mais, e o mais importante, dentro do período esperado!

Nos meninos o estirão do crescimento é mais tardio, em torno de um ano após o início do crescimento dos testículos. Neles a o que sinaliza a quase parada do crescimento é a mudança de voz. Quando o menino deixa de desafinar, ora falando grosso ora fino, e passa a falar com a voz sempre grossa, é sinal que seu crescimento quase terminou. 

Um comentário: