quinta-feira, 31 de outubro de 2019

🎀🎀OUTUBRO ROSA! 🎀

💓Outubro Rosa é uma campanha internacional para a conscientização sobre o câncer de mama. Esse câncer é uma importante causa de morte em mulheres, mas com o diagnóstico precoce as chances de cura são enormes!

💕Por isso, moça, SE TOQUE! O auto-exame das mamas salva vidas!

🎀🎀O auto-exame das mamas é fundamental para detecção precoce do câncer. Mas muitas mulheres não sabem como devem proceder. Tire suas dúvidas abaixo:

🌸🌸São apenas 4 passos bem simples!


1- 🎀Fique em pé de frente ao espelho.  Observe o bico dos seios, a pele e contorno das mamas
🌸
2- 🎀Ainda em pé de frente ao espelho levante os braços. Repare se o movimento altera o contorno e superfície das mamas.
🌸
3- 🎀Deitada, com a mãe direita apalpe a mama esquerda. Faça movimentos circulares suaves, pressionando levemente com a ponta dos dedos. Faça o mesmo do outro lado.
🌸
4- 🎀No banho, com a pele ensaboada eleve o braço esquerdo e deslize os dedos da mão direita suavemente sobre a mama esquerda até a axila. Faça o mesmo do outro lado.
🌸

🌸São sinais de câncer de mama:

🎀Sentir um Nódulo (caroço) na mama.

🌸Inchaço em parte do seio.

🎀Irritação ou irregularidades na pele, como covinhas ou franzidos, ou que fazem a pele se assemelhar à casca de uma laranja.

🌸Dor no mamilo.

🎀Inversão do mamilo (para dentro).

🌸Vermelhidão ou descamação do mamilo ou pele da mama.

🎀Saída de secreção pelo mamilo.

🌸Caroço nas axilas.


🎀🌸O sintoma mais comum de câncer de mama é o aparecimento de um caroço. Nódulos que são indolores, duros e irregulares têm mais chances de serem malignos, mas há tumores que são macios e arredondados. 🌸🎀Na dúvida procure seu ginecologista!

Fatores de RISCO para o Câncer de Mama:
♦️♦️Varias situações aumentam a chance de aparecimento de CÂNCER DE MAMA💗🎀

A) Relacionadas a hábitos de vida👇🏻

🍭Obesidade
🤾🏼‍♀️Sedentarismo
🍺Consumo de álcool
☠️Excesso de radiações ionizantes (Raios X)

B) Relacionadas à história reprodutiva 👇🏻

👱🏻‍♀️Primeira menstruação antes de 12 anos.
🤰🏻🚫Não ter tido filhos
Primeira gravidez após os 35 anos.
🤱🏼🚫Não ter amamentado.
🚺Menopausa após os 55 anos.
💊Uso de anticoncepcionais orais

C) Relacionados à genética 👇🏻

👨‍👩‍👧‍👧História familiar de câncer de mama e ovário.
👨‍👩‍👧‍👧Várias casos de câncer na família, principalmente antes dos 50 anos.
👨‍👩‍👦‍👦História familiar de câncer de mama em homens.
👨‍👩‍👦‍👦Alteração genética nos genes BRCA1 e BRCA2. Esse exame é solicitado quando há história de câncer de mama na família.


♦️Quanto mais fatores presentes maior o risco de surgimento da doença. ♦️Está em nossas mãos modificar os fatores de risco ligados aos hábitos de vida. Está disposta? Eu estou!

🎀💗Um estudo inédito realizado com o apoio do Ministério da Saúde estudou como hábitos de vida poderiam evitar mortes devido ao 🎀câncer de mama em mulheres. Os resultados são impressionantes:

🚴🏼‍♂️🤾🏼‍♀️10% dessas mortes poderiam ser evitadas pela prática regular de atividade físicas (150 minutos por semana)

🍉🍌6,5% dessas mortes poderiam ser evitadas com controle de peso, dieta reduzida em açúcares e controle do consumo de álcool.

🗞O artigo científico intitulado “Mortality and years of life lost due to breast cancer attributable to physical inactivity in the Brazilian female population” está acessível pelo link abaixo 👇🏻

https://www.nature.com/articles/s41598-018-29467-7.pdf .



🤽🏻‍♀️🏄🏼‍♀️A atividade física protege contra o câncer de mama por diminuir o estradiol -E2 (hormônio feminino) e aumentar a globulina de ligação deste. Essa globulina de ligação deixa menos E2 livre, disponível para estimular as células cancerígenas.

💕Há ainda a redução de substancias inflamatórias com a prática de exercício. Menos estímulo hormonal e menos inflamação deixam as glândulas mamárias menos “sobrecarregadas” e reduzem o risco de câncer de mama.

💖Mais um excelente motivo para deixar a preguiça de lado, calçar 🏃🏼‍♀️os tênis e suar a 👚camisa, pessoal!🙋🏼‍♀️Eu garanto os 150 minutos de atividade física por semana. E você?

Está em nossas mãos: 🌸Cuidar 🎀prevenir 💗conscientizar

 #cancer #câncer #cancerdemama #outubrorosa #endocrino #metabolismo  #adolescência  #infantojuvenil #saude #bemestar #endocrinologia #endocrinologistainfantil #atividadefisica #esporte #exerciciofisico #hormonio #gh #goiania #goias #brasil#diamundialdeCombateaoCâncancerdemama 






sábado, 25 de maio de 2019



CONHEÇA A GLÂNDULA TIREOIDE


 25 de Maio é o Dia Internacional da Glândula Tireoide ou Tiroide, as duas formas estão corretas. A palavra vem do grego “Thyreos” que quer dizer escudo e “Eidos”, semelhante. Tem a forma parecida com um escudo ou, para os mais românticos, de uma 🦋borboleta!

🦋 A tiroide produz os hormônios 🔸 Tiroxina - T4 e 🔺Triiodotironina - T3. T3 e T4 atuam em todo corpo estimulando o metabolismo e funcionamento de vários órgãos e sistemas. 🦋Interfere na regulação dos ciclos menstruais; na 🦋fertilidade; no 🦋peso; na 🦋memória; na 🦋concentração; no 🦋humor; e no 🦋controle emocional.

🦋Nas 👧🏻crianças e nos 👦🏻adolescentes, a Tireoide é fundamental para o crescimento e desenvolvimento em geral. Para entender bem sobre o funcionamento da tireoide, é importante conhecer um pouco sobre a glândula hipófise e o TSH.


🎯TSH – QUE HORMÔNIO É ESSE? 

🦋A tireoide é uma glândula endócrina clássica, controlada pelos sinais do eixo Hipotálamo- Hipófise (Para ver sobre funcionamento geral do sistema endócrino tem texto mais antigo aqui no Blog).



🎯O TSH (do inglês -Thyroid Stimulating Hormone) é produzido pela Hipófise, cai na corrente sanguínea e vai agir na tiroide, estimulando a aumento de produção e secreção dos 🔺🔸hormônios tiroidianos que estão armazenados dentro da glândula.
  
🦋T3 e T4, por sua vez fazem o feedback negativo no sistema nervoso central (hipotálamo e hipófise), reduzindo a sua própria produção. ️ Uma balança perfeita!

🤪 Quando essa balança se desequilibra aparecem os quadros de Hipo ou Hipertireoidismo, quando falta ou há excesso dos hormônios tiroidianos. 🔺🔸Se o Hipo ou Hipertireoidismo ocorre por doença na tireoide, a doença é dita “primária”, e quando o problema tem origem na ️Hipófise a doença é dita “secundária”.

🎯O TSH diferencia se a doença tiroidiana é primária ou secundária, e dita como está o controle das doses dos medicamentos


PAPEL DO IODO NA TIREOIDE



🦋 Para que a tireoide funcione adequadamente o 🔺Iodo é fundamental! Aliás o nome dos hormônios tiroidianos indica o quanto de iodo tem em cada um. O 🔺T3 é a Tri-iodo-tironina, e o 🔺T4 é a tetra-iodo-tironina, também conhecido por tiroxina.

🤔 Fica fácil entender que a deficiência de iodo é prejudicial para a glândula tireoide. Se não há matéria prima, como produzir os hormônios? 🔺Realmente, a deficiência de iodo leva a Hipotireoidismo.

🔺🔺Como o solo de diversas áreas do país é pobre em Iodo, há décadas o sal vendido no Brasil é acrescido de pequena quantidade de iodo, o que praticamente acabou com o hipotireoidismo por falta de iodo.

😱O que pouca gente sabe é que o excesso de iodo também pode causar hipotireoidismo!  Parece contraditório não? ️Mas existe uma explicação para isso! Vamos lá!

🎯A redução dos níveis de hormônios tireoidianos causada pela ingestão de grandes quantidades de iodo é chamada de ️Efeito Wolff-Chaikoff (nome dos cientistas que descobriram esse efeito). 🦋Se todo o iodo ingerido em excesso se transformasse em 🔺T3 e 🔺T4, haveria um quadro de Hipertireoidismo agudo, o que é muito perigoso para o organismo. 🌹O corpo sabiamente "desliga" a capacidade de glândula tireoide de captar o iodo do sangue.

🦋O efeito Wolff-Chaikoff é um meio eficiente de o organismo prevenir um Hipertireoidismo quando grandes quantidades de iodo foram ingeridas. 👏🏻👏🏻
👉🏻Portanto, muito cuidado com fórmulas malucas contendo iodo ou lugol (rico em 🔺iodo), ao invés de dar uma acelerada no metabolismo ele pode é bloquear de vez a sua tireoide!


ALIMENTOS PODEM ALTERAR A TIREOIDE?



🦋🥦É verdade que alguns alimentos alteram o funcionamento da tireoide??
🦋Alguns vegetais crucíferos incluindo #couve, #brócolis, #couve-flor, #couve-de-bruxelas e #repolho entre outros, ganharam essa fama.
🤔Porque isso? Eles são ricos em 🔶glicosinolatos, substâncias que produzem o 🔻sulforafano e 🔸isotiocianatos, esses dois com ação anticancerígena comprovada.

O problema é que os 🔶glicosinolatos também são metabolizados em 🔹#tiocinato, que é capaz de inibir a síntese de hormônio tireoidiano. Então, na 😳teoria, o consumo excessivo desses vegetais poderia causar hipotireoidismo.
😱Mas antes de banir esses alimentos super saudáveis da sua dieta, saiba que o 💢“excesso” capaz de alterar a tiroide é muuuita coisa mesmo.

📚Um trabalho científico demonstrou que ingerir 1 litro de suco de couve por dia por 7 dias diminuiu a captação de iodo em cerca de 2%, porém sem efeito clinico nos níveis hormonais. 🤪Então se você não come vários pés de couve, e nem se alimenta de 1,5 kg de acelga por dia por vários meses (caso de uma senhora que entrou em coma por hipotireoidismo) não tem o que se preocupar.
👍🏻🥦A ingesta moderada dos vegetais crucíferos não altera os hormônios da 🦋tireoide e ainda ajuda a reduzir o risco de #câncer.


E MEDICAMENTOS, PODEM ATRAPALHAR O FUNCIONAMENTO DA TIREOIDE?

💊💊Alguns medicamentos quando utilizados em altas doses ou por tempo prolongado, podem alterar a 🦋função da tireoide, levando a ️bócio (papo), ️hipo ou ️hiper - tireoidismo



👉🏻👇🏻As principais drogas são:

💊Amiodarona (Ancoron)- contra arritmia cardíaca
💊Carbonato de lítio (Carbolitium) - para alterações de humor
💊Clonazepan (Rivotril) - anticonvulsivante e sedativo

💊Esses medicamentos alteram a função da tireoide por diversos mecanismos:

1️- Redução da captação de iodo pela glândula. 🦋Se a glândula retira menos iodo do sangue, haverá menor produção dos hormônios tireoidianos (T3 e T4).
2️- Sobrecarga de iodo no corpo que leva ao ️Efeito Wolff-Chaikoff descrito acima.
3️- O excesso do iodo também pode intensificar a autoimunidade 🔺🔸tireoidiana e aumentar a síntese dos hormônios tireoidianos (efeito Jod-Basedow) em indivíduos com ️Doença de Graves ou ️bócio nodular, levando ao ️hipertiroidismo. No próximo texto vou tratar do Hipo e Hipertireoidismo.
4️- Alteração no controle do hormônio estimulador da tireoide , o TSH.

💢Quem utiliza esses medicamentos deve realizar exames de 💉sangue periódicos para checar como anda a 🦋tireoide!

domingo, 20 de janeiro de 2019

Microbiota: nossos hóspedes


.

Você sabia que o nosso corpo serve de morada para trilhões de bactérias? Esse conjunto de micro-organismos é chamado de MICROBIOTA e está presente na pele e nas mucosas. Só no intestino humano existem mais de 1000 tipos de bactérias e a quantidade delas excede em mais de 10 vezes o número total de nossas células.

A colonização por essas bactérias já se inicia na vida intrauterina. Até a pouco tempo acreditava-se que o feto fosse estéril, mas novas evidências indicam que as bactérias que fazem parte da flora intestinal da mãe são levadas até à placenta para já iniciarem a colonização do bebê.

As bactérias que compõem a microbiota influenciam e muito a nossa vida. Ao falar em bactérias a primeira ideia que vem à mente é de infecções, mas dependendo do tipo e local em que se encontram, as bactérias não agem como vilãs, mas como mocinhas.  A interação entre as bactérias que vivem em nosso corpo e nossa saúde é um tema muito interessante. Como é isso?


✅Elas podem proteger seu hospedeiro (nós!) por competir e não dar espaço para o crescimento de micro-organismos que causam patologia; produzir nutrientes importantes e interagir de forma benéfica para o sistema imunológico.

Pesquisas recentes tem demostrado que o desequilíbrio na microbiota, também chamado de ✖DISBIOSE, está envolvido no aparecimento de doenças inflamatórias, metabólicas e mentais.

E o que fazer para ter a microbiota saudável? Hábitos saudáveis são fundamentais. E além deles, evitar o uso excessivo de Antibióticos, e utilizar Probióticos, Prebióticos ou Simbióticos. Entenda como isso ocorre:



Todo mundo sabe que antibióticos podem causar efeitos colaterais (como qualquer droga), e que seu uso indiscriminado está ligado à resistência bacteriana e à formação das “superbactérias”.



O que pouca gente sabe é que o uso de antibióticos está ligado à obesidade infantil.
.

.
Não é segredo que os antibióticos têm sido usados há décadas para engordar o gado, mas ainda não haviam evidências de que o mesmo ocorreria em humanos.
.
O uso de antibiótico antes dos 2 anos de idade e por mais de 3 ocasiões eleva em 25% o risco de ser obeso aos 4 anos de idade. 
-
✅A hipótese para explicar esta ligação é que os antibióticos alteram a composição da microbiota intestinal (conjunto de bactérias que habitam o intestino), o que muda:
a produção de substâncias inflamatórias,
a absorção de nutrientes e
a secreção de hormônios intestinais que atuam no
mecanismo de sensação de fome e saciedade.
.
-
✅Este alerta não tem o objetivo de banir o uso de antibióticos. Eles são fundamentais para tratamento de infecções bacterianas, mas seu uso deve ser restrito às situações com indicação médica.
.


PROBIÓTICOS!

✅São micro-organismos vivos que conseguem sobreviver à acidez do estômago e chegam ao intestino intactos.

✅Uma vez no intestino colonizam a mucosa e competem com outras bactérias, dificultando o crescimento de bactérias que causam doenças.

✅Reduzem a inflamação e estimulam o sistema imunológico.



☘☘PREBIÓTICO!!!

🔴 São oligossacarídeos (açúcares pequenos), fibras que o corpo humano não consegue digerir.
🔵 Essas fibras chegam intactas ao intestino, onde são usadas como alimento pelas bactérias do bem. Uma dieta rica em PRÉbioticos ajuda na manutenção dos PRObioticos.
☘️ São exemplos de prebióticos: inulina, os fruto-oligissacarídeos (FOS) e os galacto-oleossacarídeos (GOS).
.
Exemplos de alimentos ricos em Prebioticos:
Raiz de chicória
Dente de Leão
Alho
Cebola
Alho-poró
Aspargo
Banana
Cevada
Aveia
Maçã
Cacau
Semente de linhaça
Algas

🔵☘🔴SIMBIÓTICOS
🔴São produtos que combinam PRE e 🔵PRO bióticos
☘️A presença dos Prebióticos (fibras) ajuda a garantir que os Probióticos (bactérias benéficas) chegarão viáveis ao intestino.
🔵Simbióticos são utilizados para prevenir e tratar infecções, quadros alérgicos e diarreia.
.
🔴Além de medicamentos e suplementos alimentares, são exemplos de simbióticos:
iogurtes
bebidas lácteas fermentadas
sucos de frutas
legumes fermentados.

#endocrinologista #endocrinologia #pediatria #genética #microbiota #prebiótico #probiótico #simbiótico #antibiótico #disbiose #obesidade
#endocrinologia #endocrinologista #microbiota #bactérias #microorganismos #obesidade #diabetes