sábado, 14 de novembro de 2020

Diabetes Mellitus: diagnóstico, tipos, controle glicêmico e mais!



 DIAGNÓSTICO DE DIABETES MELLITUS



🌀O diagnóstico do Diabetes Mellitus (DM) se baseia nos valores da 💉glicemia (açúcar no sangue), que pode ser feita em ✅jejum, ✅2h após o teste de tolerância oral a glicose (TOTG) 🍭ou ✅ao acaso. Os critérios (em mg/dl) são os seguintes:

🍽 Em jejum: 

✅Normal: até 99

🔺Pré diabetes: 100 a 125

🌀Diabetes: a partir de 126


🍭2horas após o TOTG

✅Normal: até 139

🔺Pré diabetes: 140 a 199

🌀Diabetes: a partir de 200

Ao acaso considera-se portador de 🌀DM se a glicemia estiver acima de 200 associada a sintomas.

SINTOMAS DE DIABETES


🌀Poliúria (urinar muito)

🌀Polidipsia (beber muita água)

🌀Polifagia (comer muito)

🌀Perda de peso

🌀Fraqueza

🌀 Visão borrada

🌀Desidratação

🌀Hálito de cetona (casos graves)

👶🏻Nas crianças pequenas observa-se a presença de formigas nas fraldas e enurese noturna (voltar a fazer xixi na cama uma criança que já tinha controle).

Os sintomas parecem meio contraditórios, não é mesmo? 🤔 Como há perda de peso se a pessoa come muito? 🤔 Como há desidratação se a pessoa bebe tanta água? 🤔 Porque fraqueza quando o sangue está cheio de glicose que é combustível para as células?


EXPLICANDO OS SINTOMAS DO DIABETES

✏️Tudo se justifica pela falta de ação da insulina, hormônio produzido pelas células beta do pâncreas. 🌀A principal ação da insulina é transferir a glicose (açúcar) do sangue para dentro das células. Além disso a insulina promove o crescimento dos 💪🏻músculos e do tecido 🏵adiposo.

💢Sem ação da insulina a pessoa vive um estado de “fome na abundância”. 🍭Tem muito açúcar no sangue, mas pouco dentro das células, 🤤 assim como uma criança que está com fome olhando para doces do outro lado da vitrine. 💢Quem levanta o vidro da vitrine, abre a porta para a glicose sair do sangue e entrar nas células é a insulina.

🤔E o excesso de urina? Isso ocorre porque quando o açúcar do sangue sobe demais ocorre perda de glicose pela urina. E açúcar “puxa” mais água pra urina, criando um ciclo vicioso.


PRINCIPAIS TIPOS DE DIABETES

💢Você sabia que o termo Diabetes Mellitus (DM) na verdade se refere a várias doenças?

🍭DM significa que a pessoa tem nível alto de açúcar no sangue (glicemia), e dependendo do motivo que levou ao aumento crônico da glicemia faz-se o diagnóstico de um tipo de DM.

🍭 Os mais conhecidos são o DM tipo 1 (DM1) e o tipo 2 (DM 2) que vou comentar mais a fundo nesse post, e ainda existem outros tipos menos comuns.



🍭DM1 já foi chamado de Diabetes juvenil ou insulino-dependente. Ocorre porque as células de defesa da própria pessoa destroem as células beta produtoras de insulina. DM1 inicia-se geralmente na 👧🏼infância ou adolescência e requer tratamento com 💉insulina desde o diagnóstico.

🍭DM2 já foi chamado de diabetes do adulto ou insulino-independente. No DM2 o paciente produz insulina, mas ela não consegue agir normalmente. Esse estado de mau funcionamento da insulina é induzido pela obesidade e é chamado de resistência insulínica. DM2 é mais frequente se iniciar em 👨🏻adultos, mas com o aumento da obesidade em crianças, o DM2 tem aparecido mais precocemente. Geralmente o início do tratamento é feito com hipoglicemiantes 💊 (comprimidos ou alguns de injeção) mas pode requerer o uso de insulina 💉principalmente com o passar dos anos.


DIABETES DUPLO??

Você já ouviu falar de DIABETES DUPLO? Às vezes chamado de Diabetes Mellitus 🍭🍭(DM) tipo 1,5 ou DM tipo 3, o DM Duplo (DD) mescla características do DM1 e do DM2.

🍭🍭No DD o indivíduo tem os autoanticorpos presentes indicando que existe destruição das células beta, como no 🔴DM1, e ao mesmo tempo é obeso e tem resistência à insulina, como no 🔵DM2.



💢Pode acontecer de uma criança já 🔹obesa (e por isso com resistência à insulina) também ter a 🔺autoimunidade, ou uma pessoa com DM1 clássico evoluir com ganho de peso excessivo, tornando-se obesa e com resistência à insulina. 💢São casos de manejo mais difícil, necessitando de um tratamento combinado de 💉insulina e 💊medicações antidiabéticas. Se o paciente não controlar bem suas glicemias, ele pode ter complicações microvasculares, típicas do DM1, como nefro e neuropatias, além das complicações macrovasculares, mais características do DM2, como doenças coronarianas, AVC, enfarto e amputações dos membros inferiores.😳


OUTROS TIPOS DE DIABETES

📚 Existem ainda vários outros tipos de DM.



🍭🌀LADA: do inglês “Latent Autoimmune Diabetes in Adults”, quando o tipo 1, devido à destruição das células beta do pâncreas pelo próprio corpo (autoimunidade) aparece no adulto.

🌀🍭MODY: do inglês “Maturity Onset Diabetes of the Youth”, quando um diabetes mais leve (parecendo o que geralmente começa na maturidade) se inicia na 👧🏻infância e 👱🏻‍♀‍adolescência. Não é devido nem a autoimunidade e nem é secundário à obesidade, como o tipo 2.  🍭🌀MODY é também chamado de Diabetes Monogênico, porque a causa é uma 🧬mutação em um único gene, que interfere na produção e/ou secreção de insulina. 🧬 Existem vários tipos de MODY, dependendo de qual gene está alterado, o DM é chamado de MODY1, MODY2 etc. 🌀🍭Em torno de 2% de todos os DM são do tipo MODY. Sempre que houver 3 gerações com DM 👨🏼‍🦳🧔🏻👧🏻de início mais precoce e que não se encaixa 100% na clínica de DM1 ou DM2 vale a pena pesquisar os 🧬genes do MODY.

🍭🌀Algumas vezes o DM acontece por causa de outra doença do pâncreas que acaba por destruir as células beta, como na ✅pancreatite e na ✅fibrose cística.

🌀🍭Há ainda DM que fazem parte de ✅Síndromes genéticas, os que se associam a outras doenças ✅endócrinas (Cushing, hipertireoidismo, feocromocitoma) e ainda por uso de ✅medicamentos. 🍭🌀DM por uso de medicações 💊é bem mais comum do que se imagina, sendo a causa mais frequente o uso indiscriminado de corticoides.


COMO A GLICEMIA É CONTROLADA?

✅🎯 Quando se fala em controle hormonal da glicemia logo se pensa em insulina. Sem dúvida, a insulina é fundamental para o controle dos níveis de açúcar 🍭no sangue. 🤔Mas vocês sabiam que outros hormônios também são importantes no balanço dos níveis de açúcar no sangue?

🔑🔑A insulina é produzida pelas células beta-pancreáticas, e tem a função de colocar a 🍭glicose que está no sangue para dentro das células, onde será usada como combustível. É responsável por abaixar 📉os níveis glicêmicos.

📊📊Os outros hormônios que interferem no controle da glicemia são conhecidos como CONTA-REGULATÓRIOS por terem ação oposta à da insulina. Eles têm a capacidade de aumentar 📈os níveis de açúcar 🍭do sangue, e tem sua secreção aumentada em situações de stress, como infecções, traumas, queimaduras, etc.  São eles:



🔶Glucagon

Produzido pelo pâncreas também, pelas nem tão famosas mas muito importantes células alfa pancreáticas. No jejum ele é o responsável por não deixar que ocorra hipoglicemia.

🔴Catecolaminas

🔺Adrenalina, 🔺noradrenalina, hormônios produzidos pela medula das glândulas suprarrenais. Elas têm sua secreção aumentada em situações de stress.

🔵Cortisol

É o glicocorticoide natural produzido pelo córtex suprarrenal; e assim como as catecolaminas, tem sua secreção aumentada em situações de stress.

⚜GH

Hormônio de crescimento! Pois é, além de induzir o crescimento e o anabolismo, o GH tem ação hiperglicemiante.

✅💠Quando o paciente diabético combina grave falha na secreção de insulina com aumento dos hormônios contrarreguladores, ocorre num colapso de todo o metabolismo, o grave quadro de cetoacidose diabética!

🌀🔱É uma situação em que há hiperglicemia, quebra das proteínas musculares e dos lipídeos, acidose, hálito com cheiro de acetona ou maçã podre, dificuldade respiratória, pode culminar e edema cerebral, levando a coma e até morte.

PORQUE UMA CRIANÇA SE TORNA DAIBÉTICA?


🎯Porque o Diabetes ocorre? É genético? Foi porque ele/ela comeu muitos doces? Foi emocional? O que no fundo os pais querem saber é: A culpa é minha?

🍭O Diabetes clássico que aparece na infância é o Diabetes tipo 1 (DM1), no qual o sistema imune do próprio paciente se vira contra as células do pâncreas. As células beta, especialistas em produzir insulina, são destruídas e a doença se instala. Mas 🤔PORQUE isso ocorre afinal? Existe uma interação de fatores ambientais e genéticos atuando juntos.

👯‍♂‍Se uma pessoa tem DM1, a chance que um irmão gêmeo idêntico tenha a doença é de 40%. Esse é o peso dos genes! 

🎯Para que o sistema imune entre no “modo de auto-destuição” das células do pâncreas é preciso que ambiente entre em ação. E aqui temos mais perguntas que respostas. 🤔 Alguns fatores aumentam o risco do aparecimento do DM1 em pessoas com predisposição genética, como: algumas infecções virais (Rubéola, CMV, Rotavírus, outros?), desmame precoce, excesso de proteína nos primeiros 2 anos de idade, deficiência de vitamina D. Poluição? Disruptores endócrinos?

🎯É importante frisar que nenhum fator ambiental sozinho é capaz de explicar essa ativação do sistema imune que leva ao DM1.

✅Stress emocional não causa diabetes! É frequente que o DM1 seja descoberto após um evento estressante, porque nessas situações o corpo secreta muitos hormônios que atrapalham a ação da insulina. 🍭Desta forma, o stress não é causador, mas um gatilho para o aparecimento da doença. Como se fosse “a gota d´água”!

✔️Então pais e mães de crianças diabéticas, NÃO SE SINTAM CULPADOS! Não foi nada de errado que vocês fizeram!


segunda-feira, 10 de agosto de 2020

AMAMENTAÇÃO & AGOSTO DOURADO

 

PORQUE AMAMENTAR?



    O leite materno é mais que nutrição, é um alimento vivo que se adapta a cada fase do bebê, traz benefícios para mãe e filho a curto, médio e longo prazo, chegando até a alterar o DNA do bebê!

    O leite materno é mais do que um conjunto de nutrientes, é uma substância viva. Além de alimentar, o leite materno tem ações protetora e moduladora do sistema imune, trazendo benefícios para a saúde física e psicológica em curto e longo prazo! 

    O leite humano é o padrão ouro para a alimentação do bebê. Além do valor nutricional incomparável, outros fatores envolvidos na amamentação trazem diversos benefícios. Amamentar envolve questões nutricionais, ambientais, socioeconômicas, psicológicas e genéticas.

    Amamentar é mais que nutrir a criança. É um processo que envolve interação profunda entre mãe e filho, com repercussões no seu estado nutricional e aquisição de habilidades baseadas em sua fisiologia e no seu desenvolvimento cognitivo e emocional. Amamentar não é um ato puramente instintivo, mas uma ação aprendida, e que sofre muita influencia do ambiente e cultura.

    Amamentar não deve ser função de uma mulher só. As mães precisam de apoio de suas famílias, empregadores, comunidade e do governo. Afinal de contas, toda a sociedade é beneficiada quando as crianças recebem o melhor no início da vida. O Leite humano é o alimento perfeito para o bebê! Seja ele de peso adequado ou não, prematuro ou a termo.

 


BENEFICIOS PARA O BEBE


No Curto prazo:


Redução da mortalidade por doenças infecciosas e morte súbita.

Proteção contra diarreia, infecções respiratórias e otite média

Menor incidência de asma, má oclusão dentária.



No Longo prazo:


Redução de sobrepeso, obesidade, Diabetes tipo 2, Diabetes tipo 1 e leucemia.

Redução de problemas emocionais, problemas de conduta, dificuldades psicossociais, hiperatividade, déficit de atenção e espectro autista

Aumento do QI, escolaridade alcançada e renda

 


LEITE MATERNO E INTELIGENCIA



    Bebes que foram amamentados tem o QI até 8 pontos superior aos que não mamaram em suas mães. Isto se deve à gordura do leite humano. Quantidade e qualidade!

    Entre 40 a 50% das calorias do leite humano vem das gorduras, sendo que o conteúdo de lipídeos é maior no leite do final da mamada, por isso a importância de esvaziar o peito a cada mamada. O leite materno contém DHA e ARA, dois tipos de gordura que não fazem parte de outros leites e são importantes para o desenvolvimento cerebral, da retina e do sistema imunológico.


LEITE HUMANO E DNA


    Todo mundo conhece os benefícios que o leite materno pode trazer a curto prazo para a saúde do bebê, mas você sabia que o leite materno é capaz de mudar o DNA do seu bebê com reflexos na saúde dele pra vida toda? 

    O período dos 1000 dias (da concepção até os 2 anos) é uma janela de oportunidades para se modular a saúde da pessoa. Através de mecanismos Epigenéticos que ocorrem de forma intensa nos 1000 dias é possível programar o metabolismo do corpo para a saúde ou doença!

    O aleitamento materno tem papel importante nessa programação metabólica. O leite materno não altera a sequência de bases do DNA, mas altera o em torno dessa sequência de bases, fazendo com que os gene estejam mais ou menos disponíveis para serem lidos (expressos).

 

    

BENEFÍCIOS DA AMAMENTAÇÃO PARA AS MÃES! 


    “Só” pelos benefícios para o bebê, a amamentação já é considerada incrível! Mas as mulheres que amamentam também são beneficiadas. Você conhece as vantagens do aleitamento para as mães?

    Amamentar traz vantagens de ordem prática: é feito na hora, temperatura perfeita, limpo e barato; e de ordem psicológica: promove o vínculo mãe-filho e deixa as mães com aquela sensação de dever cumprido por proporcionar o melhor alimento para seu bebê. Além disso, amamentar traz benefícios para a saúde da mãe!

    A mãe que amamenta tem elevados níveis dos hormônios ocitocina e prolactina, o que levam a alguns benefícios imediatos: favorece a contração e involução uterina, reduzindo hemorragia no pós-parto; tem efeito contraceptivo até os 6 meses (quando em aleitamento exclusivo em livre demanda). A produção de leite gasta em torno de 500kcal por dia, o que ajuda na perda de peso.    

    No longo prazo, as mulheres que amamentaram têm menor risco de desenvolverem câncer de mama, endométrio e ovário.


 

AGOSTO DOURADO 


    Por tudo isso foi criada a Iniciativa Agosto Dourado, uma campanha que tem como objetivo incentivar a amamentação. O desenho oficial é um laço ⚜dourado cheio de simbolismo!

    É ouro porque o leite humano é o Gold Standard, ou padrão Ouro para a alimentação infantil.

   As duas partes do laço representam a mãe e a criança. O laço é 🔶simétrico, indicando que tanto mãe quanto bebê são vitais para o sucesso da amamentação.

    O nó representa o pai, a família e a sociedade!  Sem ele não haveria o laço, já que sem o apoio a amamentação, ela corre o risco de não ter êxito.

    As pontas do laço são o futuro! O ideal é que o aleitamento materno seja exclusivo por seis meses e a amamentação continuada por dois anos ou mais.


Linda a simbologia!!!

sexta-feira, 24 de abril de 2020

Conheça as doenças mais comuns da Tiroide




🤔O que é isso?

🎯Tireoidite é uma inflamação da glândula tireoide🦋, e Hashimoto é o nome do médico 👨🏻‍⚕‍que descreveu essa doença pela primeira vez. Sim, ele é um médico japonês e realmente a tireoidite de Hashimoto é muito comum 🌸no Japão. Acomete mais o sexo feminino 👠do que o masculino👞, numa proporção de três a cinco para um.  É a principal causa de Hipotireoidismo.
🦋 Na tireoidite de Hashimoto a inflamação da glândula tiroide ocorre por um processo autoimune, ou seja, o próprio sistema de defesa do organismo se vira contra as células da tireoide. 🎯Predisposição genética somada a influências ambientais (ainda não muito claras) deixam o sistema imune desregulado.

🔬Marcadores dessa doença são os anticorpos “Anti-tireoglobulina” e “Anti-tireoperoxidase”. A tireoglobulina é a proteína onde os hormônios 🔺T3 e 🔺T4 ficam ligados quando estão estocados dentro da glândula tireóide. ⚗️Já a tireoperoxidase é uma enzima que participa no processo de fabricação dos hormônios tiroidianos.
🎎A presença desses anticorpos (veja a imagem! 👆🏻👆🏻) indica que a tiroide está sendo “atacada” por linfócitos (células de defesa do próprio corpo) que acabam por destruir a glândula. É muito comum a ocorrência de bócio (papo), e por fim a Tireoidite de Hashimoto evolui com falta de produção dos hormônios 🔺T3 e 🔺T4, caracterizando o quadro de Hipotireoidismo.
🎯Algumas vezes a pessoa tem os anticorpos positivos, mas a tiroide ainda é capaz de produzir seus hormônios, e nesses casos 🚫não é preciso de tratamento medicamentoso, mas apenas seguimento da clínica e dos níveis hormonais.
💊Quando há Hipotireoidismo a reposição hormonal é obrigatória. 


HIPOTIREOIDISMO

🦋Os hormônios tiroidianos atuam em todo corpo fazendo todos os sistemas funcionarem bem. Se a tiroide 😢falha o metabolismo cai e muitas funções ficam prejudicadas.

🦋São sinais de hipotireoidismo (tiroide preguiçosa):

✔️intestino preso
✔️edema (inchaço)
✔️cansaço fácil
✔️sentir muito frio
✔️pele seca
✔️queda de cabelos
✔️unhas fracas
✔️raciocínio lento
✔️dores musculares e articulares
✔️depressão
✔️irritabilidade.

🦋Nas crianças, há queda no 🔹rendimento escolar e no 🔹ritmo do crescimento. Nos bebês o problema é ainda mais sério, pois como o cérebro está em formação, a falta do hormônio tiroidiano pode comprometer de forma 💢irreversível o 🔹desenvolvimento cerebral!


HIPOTIREOIDISMO CONGENITO 

Quando a criança já nasce com a hipotireoidismo, este é chamado de 🌸Congênito (HC) ou Neonatal e é uma doença muito grave.

🦋A falta de produção dos hormônios tiroidianos ocorre porque a glândula apresentou problemas na formação do seu tecido, e às vezes a tireoide nem é formada. 🏵Raramente o problema ocorre por alterações na glândula hipófise 🧠que não produz adequadamente o TSH. 

🦋São sintomas de HC nos recém-nascidos:

✔️Persistência de icterícia (“olhos e pele amarelados”)
✔️Choro rouco
✔️ Demora para eliminar o mecônio
✔️Sonolência, letargia
✔️Dificuldade para sugar
✔️Hérnia umbilical
✔️Língua grande (às vezes fica pra fora da boca)
✔️Fontanela (moleira) muito grande
✔️Pele seca

🚫O maior problema é que em torno de 95% dos bebês que nascem com o HC não apresenta sintomas precocemente. 🚫E como o desenvolvimento 🧠cerebral 🎓DEPENDE de níveis normais de hormônios tiroidianos, a demora no diagnóstico e tratamento pode significar 💢déficit intelectual 💢permanente.

🚫🦋O HC é a principal causa de déficit intelectual que é possível prevenir! 🦋👣Por isso é uma das doenças incluídas no Teste do Pezinho.

É importante fazer o diagnóstico o mais rápido possível, e normalizar os níveis hormonais dentro de 💢15 dias garante um desenvolvimento 🧠cerebral normal. 👣🦋Esse é um dos motivos que dizemos que o ideal é colher o Teste do pezinho entre 3 e 5 dias de vida! Fica a dica!


HIPERTIREOIDISMO

💥Quando a tiroide 🦋produz os hormônios T3 e T4 em excesso aparece o Hipertireoidismo.

🔥A maior parte da secreção é de T4, que dentro das células é transformada em T3, a forma mais ativa do hormônio! O 🔺T3 entra dentro do núcleo onde se liga ao DNA e controla a expressão de diversos genes em todo o corpo.
💥O T3 e T4 ativam várias funções, é como se os hormônios tiroidianos deixassem as células mais “ligadas”, trabalhando pra valer.⚠️
Se no Hipotireoidismo tudo fica mais lento, no Hipertireoidismo o metabolismo fica muito 🔥acelerado.

🔥A principal causa de Hipertireoidismo é a Doença de Graves, ocasião em que o corpo produz anticorpos 🔹que se ligam à glândula 🦋tireoide, fazendo com que ela cresça muito (bócio ou papo), além de causar👁exoftalmia (olho esbugalhado).

💥São sinais e sintomas gerais de Hipertireoismo por qualquer causa: 
✔️taquicardia
✔️arritmia cardíaca
✔️nervosismo
✔️ansiedade
✔️tremores
✔️excesso de suor
✔️perda de apetite
✔️sentir muito calor
✔️diarreia
✔️queda de cabelo
✔️descamação das unhas
✔️fraqueza muscular
✔️perda de peso importante.

❌Mas cuidado! Não é nenhuma vantagem deixar um hipertireoidismo sem tratamento ou usar hormônio tiroidiano para ⚠️“emagrecer”, já que na verdade há perda de peso às custas de massa magra! Perde-se tecido 😱muscular e ósseo, aumentando inclusive o risco de osteoporose e fraturas.


TIREOIDE DA MÃE INTERFERE NO BEBÊ

🦋O funcionamento da tireoide da mãe 🤰🏻interfere na saúde do bebê ainda dentro do útero!
🦋Os hormônios da tireoide são ESSENCIAIS para a completa formação do feto. Nas primeiras semanas de gravidez, a tireoide do feto ainda não está formada e o bebê recebe os hormônios diretamente da 🤰mãe.
🦋Os principais efeitos dos hormônios da tireoide no feto são na finalização da formação do ✅esqueleto e ✅pulmões e desenvolvimento e maturação ✅cerebrais.


🦋Se a gestante tem ⬇️hipotireoidismo há prejuízo do desenvolvimento completo do feto, e quando a mãe possui ⬆️hipertireoidismo, há maior risco de parto prematuro e baixo peso. 💢E tanto o ⬇️Hipo quanto o ⬆️Hiper-tireoidismo aumentam o risco de morte fetal e hipertensão materna.
🤰🏻Toda gestante precisa avaliar seus hormônios tiroidianos 🔺🔹no pré-natal, mesmo que não tenha problemas prévios na glândula, já que durante uma gravidez normal a tireoide da mãe sofre várias alterações.

🦋Ocorre aumento da globulina ligante de tiroxina (TBG) que se liga ao 🔹T4 e então reduz a porção livre deste e aumenta a secreção de TSH. A necessidade por hormônios da tireoide passa a ser💢elevada por volta das 20 semanas de gestação e persiste até o parto.

🦋Prevenção é sempre o melhor caminho! Fica a dica


#endocrinologia #pediatria #vipinstabIoggerss #hormonios #metabolismo #endocrino #fotoserealidades #hipotireoidismo #rivotril #ancoron #litio #hipertiroidismo #endocrinologistainfantil#crescimento #desenvolvimento #tireoide #tiroide #T3 #T4 #TSH

terça-feira, 7 de abril de 2020

👣👣Dez passos para uma alimentação saudável no lactente 🍎🥦


 🥰Quem tem filhos (sobrinhos, afilhados) deve estar antenado sobre nutrição.  E em meio a muita confusão e fake news na área, o departamento de  🥦Nutrologia da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), traz luz sobre o tema!


 Recentemente a SBP lançou o “Manual de Alimentação da infância à adolescência”.  Essa é a quarta edição revisada e ampliada. Traz as últimas novidades da ciência e sua aplicação no dia a dia.


   “A alimentação saudável da criança deve começar com a alimentação materna, antes, durante a 🤰🏻gestação e durante a fase de lactação 🤱🏼a fim de possibilitar crescimento e desenvolvimento adequados, otimizar o funcionamento de órgãos, 🧠sistemas e aparelhos e atuar na prevenção de  doenças em curto e longo prazo (p. ex., anemia, obesidade e doenças crônicas não transmissíveis)”.


Passo 1 – Dar somente leite materno 🤱🏼até os 6 meses, sem oferecer  água,  chás ou quaisquer  outros alimentos.




 Passo 2️⃣ – A partir dos  🏻 6 meses, introduzir de forma lenta e gradual outros alimentos, mantendo o leite 🤱🏼materno até os 2️⃣ anos de idade ou mais.




Passo 3️⃣ – Após os 6 meses, dar alimentos complementares ( cereais,  tubérculos,  carnes,  leguminosas,  frutas e 🥬legumes), três vezes ao dia, se a criança receber leite materno, e cinco vezes ao dia, se estiver desmamada.






Passo 4️⃣ –   A alimentação complementar 🥑deverá ser oferecida sem rigidez de horários,   respeitando-se sempre a vontade da criança.




  


Passo 5️⃣ – A alimentação complementar deve ser  espessa desde o início e oferecida com 🥄colher; começar com consistência pastosa (papas/purês)  e, gradativamente, aumentar a consistência até chegar à alimentação da 🥕família.



   


Passo 6️⃣ – Oferecer à criança diferentes alimentos ao dia. Uma  alimentação  variada é, também, uma 🥬alimentação colorida.🥥



 


Passo 7️⃣ – Estimular o consumo diário de 🥑frutas, 🥬verduras e 🥕legumes nas refeições.

🥗Fazer pratinhos lúdicos como esse da foto é uma boa ideia. Mas o principal estímulo é o ♥️exemplo.  Como você, adulto tem se alimentado?


  Passo 8️⃣ –  Evitar  açúcar,  ️café, 🥫enlatados,  frituras, 🥤refrigerantes,  balas, 🥟salgadinhos e outras  guloseimas  nos primeiros anos de vida.


A primeira infância é uma janela de oportunidade para estimular seu filho a 🥗apreciar os alimento  saudáveis. Não perca essa chance🥰


  Passo 9️⃣–   Cuidar da higiene no preparo e manuseio  🏻dos alimentos; garantir o seu 🧺armazenamento e conservação adequados.


🧼Alimentos e utensílios 🥣precisam ser devidamente limpos. Cuidado especial deve ser tomado com  as mamadeiras, que são fáceis de juntar sujeirinhas.

 Indica-se deixar os utensílios mergulhados em água  com hipoclorito de sódio 2,5% por 15 minutos - 20 gotas de hipoclorito para um litro de água. Na falta de hipoclorito, pode se usar o  🏻vinagre.

☠️Para minimizar a presença dos agrotóxicos, está indicado mergulhar os 🥬vegetais por pelo menos 20 minutos com  bicarbonato de sódio a 1% - uma colher de sopa para um  litro de água.

🥣A comida do bebê deve ser preparada em pequena quantidade, de preferência para ✔️uma refeição, e oferecidos à criança ✔️logo após o preparo. Os restos não devem ser  reaproveitados para consumo da criança.

 E... uma última recomendação, a água deve ser ✔️filtrada e ✔️fervida ou ✔️clorada (2 gotas de hipoclorito de sódio 2,5% por litro de água, aguardando por 15 minutos).


 
  Passo 10   – Estimular a criança  doente e 🤧convalescente a se alimentar, oferecendo sua alimentação habitual e seus alimentos preferidos, 🤭respeitando a sua aceitação.

🤢Criança doente não tem o mesmo apetite de quando está saudável.  Respeite essa redução de apetite e a não force a comer; essa atitude pode fazer a criança associar 🤭alimentos com esse período de doença e criar ainda mais resistência.

Ofereça os alimentos preferidos com carinho e sem muita insistência. Caso a criança esteja consumindo a alimentação  da família, pode ser necessário modificar a consistência  (alimentos mais pastosos) para facilitar a sua aceitação.

 Calma que quando a doença vai embora o apetite volta com tudo e a criança recupera o peso perdido.  Se isso não acontecer é sinal de que algo mais sério pode estar ocorrendo e merece investigação.  

.

#sbp #nutrologia #menarca #alimentação #alimentaçaosaudavel 

#healthychoices #healthy #amamentação #leitematerno

#baixaestatura #aleitamento #aleitamentomaterno#crescimentoinfantil #genetica #desenvolvimento #manualnutricao

-