quinta-feira, 12 de julho de 2018

DISRUPTORES ENDÓCRINOS


🎯Desreguladores ou Desruptores endócrinos (DE) são substâncias que tem a capacidade de interferir na ação hormonal.

⚗️E afinal de contas... quem são eles?
📝Há uma lista grande e que cresce a cada dia, compreendendo substâncias encontradas na natureza e produtos químicos sintéticos.

⚗️Dentre os DE são encontradas substâncias de diferentes classes químicas, como constituintes vegetais, pesticidas, compostos utilizados na indústria do plástico, produtos de consumo alimentar e outros subprodutos e poluentes industriais.

🎯Alguns DE são dispersados facilmente no ambiente, já outros persistem por longos anos, e por isso são chamados de POPs (poluentes orgânicos persistentes). Os POPs se acumulam no solo e rios podem ser transportados para longe.

💥Os DEs mais presentes no nosso cotidiano, sua utilidade e em (parênteses) o que eles desregulam são:
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🌿Atrazina – Herbicida (Estrógeno)
🕷Clorpirifós - Inseticida (Testosterona e acetilcolina no cérebro)
🔥Dioxina – Produto da queima de resíduos industriais com cloro (Hormônios feminino e masculino, desenvolvimento dental e ósseo, função imune e comportamento)
☠️PCBs180 - Lubrificante industrial, presente também em refrigerantes (Diabetes).
🎇Perclorato – Presente em fogos de artifício (Tireóide)
🔫Ftalatos – Componente de plásticos (Hormônios sexuais e risco de câncer)
💣Bisfenol A – Componente de plásticos (Tireóide, hormônios sexuais, câncer, metabolismo, comportamento)
⚗️Parabenos – Conservantes (Estrogeno)
🛁Triclosan - Bactericida (Tireóide e hormônios sexuais).
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🙄É muita coisa mesmo! A seguir vamos aprofundar em alguns DE que estão presentes em produtos do nosso dia a dia.


🚫FTALATOS: PERIGO NOS PLASTICOS!


👉🏻Ftalatos são componentes que conferem flexibilidade aos plásticos. 💢Possuem efeito anti-hormônio masculino e são associados a:

Em meninos:
🐥atraso puberal 
🐥ginecomastia (presença de mamas)em meninos
🐥redução do número de espermatozoides
🐥testículos malformados e/ou fora da bolsa escrotal(exposição na gravidez)

Em meninas:
🌸puberdade precoce
🌸câncer de mama. 

🎯Os 🚫ftalatos estão presentes em tintas industriais, solventes, brinquedos, produtos de higiene pessoal e até em produtos médicos como bolsas de transfusão de sangue.

💅🏻Nos esmaltes são responsáveis pelo brilho e fixação da cor, em perfumes aumentam a duração do cheiro, já em hidratantes, spray de cabelo, sabonetes líquidos, anti-transpirantes, desodorantes, condicionadores e xampus, os ftalatos dão aquele aspecto líquido ou de cremosidade.

🍿Além dos cosméticos, os ftalatos podem estar presentes em embalagens para alimentos e copos plásticos. Quando aquecidos os Ftalatos se soltam do plástico e se aderem aos alimentos, principalmente os gordurosos.

Em alguns países, o uso dos ftalatos já é proibido.

No Brasil, A ANVISA permite o uso numa concentração de até 1%, enquanto o INMETRO possui uma portaria que limita a  0,1% de ftalatos nos brinquedos para crianças. 💣O problema é que o contato contínuo mesmo em doses baixas pode ser nocivo, e quem garante que a quantidade descrita é a real?

👍🏻Ainda estão em andamento dois projetos de lei que tratam da proibição do uso de ftalatos em aparatos médicos (Projeto de Lei 3221/12) e em produtos infantis (Projeto de Lei 3222/12).

🤔E o que fazer para evitar a exposição aos Ftalatos? 


🎯DICAS DE COMO SE PROTEGER DOS FTALATOS DOS PLASTICOS!



🤔E tem jeito? Tem sim!!! A primeira dica é 👉🏻LER OS RÓTULOS! Se houver Ftalato presente, não compre! Mas a indústria raramente escreve ⚗️Ftalato com todas as letras.

👀Alguns sinônimos são: butila, benzila, dibutila, diciclohexila, dietila, diisodecila, di-2-etilexila, dioctila, além ⚗️dos nomes em inglês, como: phthalates, dibutylphthalate (DBP), dimethylphthalate (DMP), diethylphthalate (DEP).

👍🏻Quando o produto não contém Ftalato geralmente há alguma indicação, como: sem PVC, sem DEHP ou free HDPE (sigla em inglês).

🏀Informe-se se a marca do brinquedo que você vai comprar usa plástico sem Ftalatos (Europeus e Americanos), não confie em brinquedos sem procedência certa.

🍶Na sua casa, utilize utensilhos de porcelana, vidro ou ferro. Leve uma caneca para o trabalho ☕️para evitar beber o cafezinho nos copos plásticos.
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🍲Nunca descongele ou aqueça alimentos no forno de micro-ondas em recipientes plásticos.
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🎯A exposição ao 🚫policlorobifenil, presente em transformadores, lubrificantes hidráulicos; tintas e adesivos imita a ação do hormônio feminino e associa-se a atraso puberal em 🐥meninos e avanço puberal em 🌸meninas.

☀️⚠️☀️⚠️DESRUPTOR ENDÓCRINO & PROTETOR SOLAR 

💢Poucas pessoas sabem, mas ☀️filtros solares, cremes de beleza, 🧖🏻‍♀️xampus, 💄maquiagens, tecidos, lentes 😎de óculos escuros e muitos outros produtos, com propriedades bloqueadoras de raios ultravioletas, podem ser classificados como DE.

😎Proteger-se do sol é fundamental, todo mundo sabe disso! Além do uso de  chapéus e roupas, o filtro solar é aliado importante. Sua função é proteger a nossa pele das radiações UVB, que levam a queimaduras e ardência e das radiações UVA , responsáveis pelo envelhecimento precoce, manchas e câncer de pele.
😱Mas o que chamamos de protetor solar é, na verdade, uma combinação de 20 a 30 substâncias químicas diferentes na formulação. 

💢Os protetores solares são classificados em orgânicos ou inorgânicos, de acordo com o seu mecanismo de ação. Os orgânicos produzem reações químicas e podem ser absorvidos pela pele, já os inorgânicos não são absorvidos e atuam por criarem uma barreira física que reflete os raios solares.

💢O termo “orgânico” quando usado no contexto alimentar tem sentido muito diferente do usado no caso dos protetores solares. Aqui, os “orgânicos” é que possuem risco quando os componentes tem ação de DE. 

😎Os filtros solares orgânicos são formados por moléculas capazes de absorver a radiação UV e transformá-la em radiações com energias menores e inofensivas ao ser humano. Entretanto algumas dessas moléculas podem se acumular em tecidos gordurosos, sendo consideradas poluentes orgânicos persistentes (POPs). Alguns dos componentes dos filtros requerem atenção redobrada por serem consideradas “Disruptores endócrinos” com efeito potencialmente feminilizante, principalmente em fetos e crianças. 

💢💢Octocrileno, Benzofenona 4-metilbenzilideno cânfora (4-MBC) e 3-benzilideno cânfora (3-BC) são considerados POPs, entretanto estão presentes em cerca de 30% dos protetores comercializados no Brasil.

💢Na praia de Atalaia, em 🏝Fernando de Noronha, o uso de filtro solar está proibido, depois que o Ibama constatou que os golfinhos da região estavam com acúmulo de Octocrileno no fígado e até na placenta! 💢Já pesquisadores Europeus confirmaram a secreção da substância no leite humano.

Outro componente orgânico também presente nos filtros solares, a 🚫BENZOFENONA, age em conjunto com o Octocrileno. Juntos, eles atuam como estrogênicos e antiandrogênicos. Em outras palavras: estimulam a produção de estrogênio (hormônio feminino) e inibem a produção de testosterona (hormônio masculino). 

😎Já os filtros solares inorgânicos são representados pelos óxidos de zinco e titânio e são a forma mais segura e eficaz para proteger a pele. Agem ao formar uma camada sobre a pele, que não é absorvida e reflete a luz solar. Esses são os remendados para gestantes, e crianças!
Fique de olho no rótulo dos produtos!

🇧🇷No Brasil a maioria dos filtros tem composição orgânica ou mista. É importante checar o rótulo do produto que você pretende comprar.

Algumas marcas comercializadas no país são compostas apenas por agentes físicos. Como:
Johnson’s Baby - Bloqueador Solar FPS 40 da linha Hora de Brincar -
L’Occitane -  Proteção Iluminadora FPS 40
L’Óreal linha SkinCeuticals - Sheer Physical UV Defense e Physical Fusion UV Defense
Adcos – Pó compacto
PuraInova - bloqueadores físicos
Minerals - Natural Sunscreen FPS 30
Roc - Minesol 
Estamos de olho!


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sábado, 30 de setembro de 2017

ALIMENTAÇÃO COMPLEMENTAR

6 MESES! Chegou a hora de iniciar outros alimentos para o bebê!



Do nascimento até os 6 meses o bebê deve receber apenas o leite materno e na falta deste as fórmulas elaboradas para recém –nascidos, que tentam imitar ao máximo o leite humano. Aos 12 meses o bebê já deve se alimentar com a comida da família.

Quanta mudança em apenas 6 meses!!! Muitas dúvidas surgem:
Quais alimentos oferecer?
De que forma?
Qual a frequência?
Posso iniciar alguns meses antes ou depois?
Há como evitar alergias?


Cada bebê é único e recomendações mudam de acordo com preferências pessoais, hábitos familiares e situações clínicas. Mas existem recomendações gerais que valem ouro.

A Sociedade Brasileira de Pediatria, em concordância com as recomendações da OMS e diversas outras Sociedades de Pediatria no mundo recomenda o seguinte esquema básico para a introdução dos alimentos:


6 meses - 1 a 2 Frutas e 1a Papa 
7 meses – 3 Frutas e 2a Papa 
9 meses – Aumento progressivo da consistência
12 meses – Comida da família


COMO PREPARAR A PAPA DO BEBÊ?

Antes de falar do preparo da papa em si, quero esclarecer alguns termos que definem os alimentos de origem vegetal, e geram certa confusão:
Vamos diferenciar o que são: hortaliças, verduras, legumes, raízes, frutas, cerais!



HORTALIÇA: Termo genérico que engloba vários alimentos de origem vegetal, como as verduras, legumes e raízes. A diferença entre esses é qual a parte da planta é comestível.
VERDURA: A parte comestível são folhas, flores ou hastes.
LEGUMES: A parte comestível são os frutos ou sementes
RAÍZES: A parte comestível se desenvolve abaixo do solo.



O grupo dos LEGUMES é muito amplo e inclui os seguintes:
LEGUMINOSAS: Grãos que nascem em vagens (feijão, lentilha, vagem).
CEREAIS: Sementes ou grãos das gramíneas que dão frutos farináceos (arroz, trigo, aveia, milho).
OLEAGINOSAS: Sementes ricas em gorduras (nozes, amêndoas, castanhas).
FRUTAS: Ganham um nome “diferente” por seu sabor doce ou cítrico, mas na verdade fazem parte dos legumes. São vegetais cuja parte comestível é o fruto. Em tempo: fruto é a parte da planta que envolve as sementes.

O que é que tem na sopa do neném? (Que mãe não conhece essa musiquinha? Rsrs)
Desde o início a papa principal deve conter alimentos dos seguintes grupos: 
Cereais ou raízes (2 porções, para 1 porção dos outros grupos)
Leguminosas Verduras ou legumes
Proteína animal


A proteína animal pode vir de carne bovina, vísceras, frango, peixe, carne suína ou ovos.
Não é preciso acrescentar sal, por isso o termo correto é Papa principal e não papa “salgada”!
Os alimentos da sopa devem ser amassados com o garfo até ficarem com a consistência de purê.
Não é preciso (não se deve) passar a papa na peneira ou liquidificador. Aos poucos a consistência deve ser aumentada, respeitando-se o ritmo do desenvolvimento neuro-psicomotor de cada criança.

A partir de 8 meses algumas crianças já podem receber os alimentos da família amassados, triturados, desfiados ou cortados em pequenos pedaços.


            QUAL VOLUME O BEBÊ DEVE COMER A CADA REFEIÇÃO?




Após os seis meses, a capacidade gástrica do bebê varia entre 20 e 40 ml/Kg de peso!  Por exemplo, um bebê com 8kg consegue ingerir de 160 a 320 ml.
Conheça as variações do normal e respeite os limites do seu bebês.... Bom apetite! 

E ÁGUA?

Os bebês que são alimentados com fórmula precisam tomar água nos intervalos entre as mamadas. Já os que são amamentados ao seio não precisam, a não ser em algumas situações como durante as ondas de calor com sensação térmica muito elevada.
Bebês têm estômagos pequenos. A água em excesso pode saciar a criança, ocupando o lugar que seria do leite.



A recomendação de água (incluindo aí a utilizada no preparo das mamadeiras) é de é de 700 ml para bebês entre 0 e 6 meses, 800 ml entre 7 a 12 meses e 1300ml de 1 a 3 anos.


E O CHAZINHO DA VOVÓ?

Bebês têm estômagos pequenos. Assim como a água em excesso pode saciar a criança, ocupando o lugar do leite, o mesmo raciocínio vale para a oferta de chás.
O volume excessivo pode reduzir a ingestão de leite, e além disso há outros riscos ao se oferecer chás para bebês.

Alguns chás contém cafeína que pode aumentar a frequência cardíaca, promover insônia e hiperatividade.


Outros chás contêm taninos, que interferem na absorção do ferro levando à anemia.
Se não bastasse isso, a temível doença “Botulismo infantil” conhecida por ocorrer após o consumo de mel em lactentes, também pode ocorrer após o consumo de chás de ervas, como cidreira e camomila.
O Botulismo é uma doença causada pela presença no trato intestinal da neurotoxina da bactéria C. botulinum. A doença é rara, muito grave, podendo ser fatal por paralização dos músculos respiratórios em menores de 1 ano.
Resumindo: Chás não são indicados para bebês!

E OS SUCOS?

Este ano a Academia Americana de Pediatria oficializou a recomendação de NÃO oferecer sucos para bebês!
Eu faço parte da turma e Pediatras que há tempos já lutavam por esta recomendação. Entenda o porque:


Sucos de caixinha são ricos em açúcares e conservantes, não devem ser dados nem para adultos! E quanto aos sucos naturais?
De 6 meses a um ano a recomendação é introduzir a fruta in natura e NÃO os sucos!!! Sucos não oferecem nenhum benefício maior do que a fruta e podem trazer alguns prejuízos!

Ao transformar a fruta em suco as fibras e algumas vitaminas são perdidas, enquanto há aumento de acidez, elevação de volume (suco “enche” o bebê) e maior concentração do açúcar natural da fruta - frutose. Essas modificações podem levar à diarreia, cólica, flatulência, distensão abdominal e cárie.

Em relação ao estado nutricional, o consumo de sucos pode levar a duas situações:

O bebê se adapta perfeitamente ao suco, e fica com preguiça de mastigar e comer alimentos sólidos, acaba por substituir as refeições pelo suco, levando a dificuldade de ganhar peso e déficit de nutrientes importantes.

O bebê faz as refeições e ainda toma o suco, isso aumenta a capacidade gástrica, eleva muito o valor calórico diário e adapta seu paladar para preferir líquidos adocicados, tudo isso junto aumenta o risco de obesidade.

Sucos não são apropriados para o tratamento de desidratação e diarreia. Nesses casos a indicação é Soro Oral, que tem a composição correta de sais e açúcares.


BEBES PODE COMER ALIMENTOS COM GLÚTEN??



Cereais fazem parte da dieta do lactente! São fonte de energia, vitaminas e minerais. Mas alguns possuem o temido e famoso GLÚTEN!

Algumas pessoas possuem intolerância ou alergia ao glúten, e há ainda casos mais raros de Doença celíaca: quando o glúten induz a um quadro de auto-imunidade (as células de defesa do corpo se voltam contra o próprio organismo!) num indivíduo predisposto geneticamente.

Cerca de 30% das pessoas nascem com esta predisposição, mas apenas 1% irá manifestar a doença.

Pesquisas recentes realizadas pela Sociedade Norte Americana para o Estudo da Doença Celíaca mostram que para reduzir as chances de sensibilização pelo glúten o ideal é introduzir a proteína em torno dos seis meses e de forma gradual: 1,5g por dia no 6o mês, 2,5g no 7o mês  e até 5g por dia a partir do 9o mês.

O atraso na introdução do glúten ou o exagero no consumo aumentam os riscos de sensibilização pelo glúten.

 Cereais com glúten: trigo, cevada, centeio, triticale e kamut.
Cereais sem glúten: arroz, milho, linhaça, grão de bico, painço, amaranto, quinua. A aveia naturalmente não contém glúten, mas é comum a sua contaminação com a proteína.

ALIMENTOS QUE NÃO DEVEM SER OFERECIDOS AOS BEBÊS:

Açúcar
Mel
Chás
Sucos
Produtos industrializados
Leite de vaca 

segunda-feira, 12 de junho de 2017

A química da Paixão: Oxitocina e outros segredos!

Já que hoje é Dia dos Namorados, que tal um texto sobre a Ciência do Amor! Sim existe ciência por trás da paixão!
Se apaixonar causa modificações no cérebro que se assemelham a alguns distúrbios mentais... Oh!
Quando nos sentimos atraídos por alguém, lá no nosso subconsciente gostamos dos genes do outro! Existe uma tendência a nos sentirmos mais atraídos por um visual e cheiro parecidos com os dos nossos pais.


Se apaixonar ocorre em 3 fases, nas quais diferentes hormônios estão envolvidos.

Estágio 1 – Desejo
Em algum momento, todo mundo já experimentou uma intensa atração física por alguém! Aqui entram em ação os hormônios sexuais: testosterona e estrógeno. Lembrando que é a testosterona também na mulher que é a maior responsável pela libido.

Estágio 2 – Paixão
É a fase em que não se consegue pensar em outra coisa... Alguns se consomem, sem apetite, sem sono. Passa-se o dia sonhando acordado, fantasiando sonhos de uma vida com seu novo amor!
Nesta etapa um grupo de neurotransmissores entra em ação:
Dopamina, considerada a molécula do prazer, e é ativada também pela cocaína, nicotina, comida!
Norepinefrina, também conhecida como adrenalina, é ela que nos faz suar e ter taquicardia!
Serotonina, que é um antidepressivo e ansiolítico!

Estágio 3 – Conexão
Ah esse é o estágio do relacionamento duradouro! Aqui entra em cena o verdadeiro hormônio do amor... a Oxitocina.
Depois do desejo e da paixão chegamos na terceira fase, que é a Conexão! Sem a formação de um elo, o relacionamento não irá adiante. Essa sensação de fazer parte, de pertencer é que irá possibilitar que o casal continue junto por muito tempo e decida constituir uma família.

Nesta etapa uma substância é fundamental: a Oxitocina, considerada a molécula do amor!


Ela é secretada pelo hipotálamo, uma parte do cérebro, e armazenada na hipófise. Ela é responsável pela ligação profunda entre pessoas íntimas e entre mãe e filhos! É produzida durante o parto e amamentação e em cada orgasmo. Portanto, teoricamente, quanto mais sexo o casal pratica, mais profunda a sua ligação.



Veja as ações da Oxitocina:

1 – Aumenta sentimentos de confiança, generosidade e empatia.
2 – Controla a ansiedade.
3 – Reduz o cortisol (hormônio do stress).
4 – Ajuda na memoria social.
5 – Promove bem estar físico e emocional.
6 – Promove a monogamia, a fidelidade no casal.

Á primeira vista pode parecer que estou minando o romantismo ao apresentar substâncias químicas que nos fazem sentir apaixonados e amando... Mas não é nada disso! Não é nada mecânico! O amor passa pela química cerebral, mas é muito mais...

É bom lembrar que a parte do nosso cérebro que produz a oxitocina, o hipotálamo, é controlado pelo sistema límbico, a parte do cérebro responsável pelas emoções!


Feliz Dia dos Namorados, com muita Oxitocina!!


#endocrinologia #hormônios #paixão #amor #desejo #oxitocina #hipotálamo #sistemalímbico #cortisol #fidelidade #confiança #conexão #diadosnamorados  #serotonina #adrenalina #testosterona #estrogeno

segunda-feira, 15 de maio de 2017

PUBERDADE NORMAL

PUBERDADE E ADOLESCÊNCIA



Puberdade e adolescência têm características em comum, mas são conceitos diferentes.

Adolescência é um conceito temporal, engloba os anos da segunda década de vida, ou seja, dos 10 aos 20 anos. São os Teenagers!

Puberdade é um conceito relacionado a modificações fisiológicas decorrentes dos hormônios sexuais, é o período de transição durante o qual o corpo de criança se transforma num corpo de adulto. 

Nas meninas é considerado normal quando a puberdade se inicia entre os 8 e 13 anos, e nos meninos entre os 9 e 14 anos.

A puberdade geralmente ocorre durante a adolescência, mas algumas crianças ainda na fase de escolar já iniciam os sinais puberais. E alguns adolescentes não estão em puberdade, principalmente nas fases iniciais da adolescência. 

SINAIS DE PUBERDADE

O que caracteriza a puberdade é o aparecimento das características sexuais secundárias: 
Nas meninas há crescimento das mamas, aumento e modificação da distribuição de gordura, 
Nos meninos há aumento dos testículos e pênis, maior massa muscular, mudança de voz.

Nos dois sexos há aceleração do crescimento e o aparecimento de pelos pubianos e axilares, além de mudanças no formato do corpo, que deixa de ser pueril e passa a ter contornos típicos de cada sexo. Tantas mudanças ocorrem porque as gônadas (ovários ou testículos) “despertam” e passam a produzir os hormônios sexuais. Veja como isso ocorre na descrição da fisiologia abaixo! 

FISIOLOGIA DA PUBERDADE

O caminho para que crianças se transformem em adultos (do ponto de vista sexual) é o seguinte: uma região do cérebro chamada Hipotálamo começa a produzir o GnRH (hormônio estimulador das gonadotrofinas), esse hormônio atua na glândula Hipófise que passa a produzir as Gonadotrofinas: LH e FSH.

O LH e FSH atuam nas gônadas (ovários ou testículos) estimulando a produção dos hormônios sexuais: estrogênios (femininos) e androgênios (masculinos). Quando há hormônios sexuais circulando em altas doses a puberdade acontece! 

MINIPUBERDADE EM BEBES

Nem todo mundo sabe, mas os bebês nascem com os hormônios tão altos como os adolescentes! Dizemos que o eixo Hipotálamo-Hipófise-Gônadas está ativado! Essa elevação dos hormônios persiste em todos até os 6 meses, e pode durar até os 2 anos de idade!

Não é uma doença ou anomalia, faz parte da fisiologia normal dos recém-nascidos e lactentes. É importante saber disso para interpretar corretamente os exames laboratoriais e alguns sinais físicos.
Na maioria dos bebês, apesar dos elevados níveis hormonais, não há nenhum sinal clínico evidente, mas alguns bebês podem apresentar alguns sinais de ação hormonal sem que isso seja patológico.

O exemplo mais comum é a presença de tecido mamário nas meninas e ocorrência de frequentes ereções nos meninos! Entretanto em torno de 14% dos casos essa situação é sinal da presença de doenças.
Se o bebê manifesta algum sintoma de ação de hormônios sexuais ele deve ser avaliado por um Endocrino Pediatra que fará o diagnóstico diferencial!

PUBERDADE E CRESCIMENTO

É durante a puberdade que ocorre o famoso estirão do crescimento. Durante em média dois anos o hormônio de crescimento (GH) associado aos hormônios sexuais fazem a velocidade de crescimento acelerar bastante. As meninas chegam a crescer de 8 a 10 cm/ano e os meninos de 10 a 12cm/ano. 

Nas meninas o estirão de crescimento ocorre bem no início da puberdade, quando o broto mamário aparece. Quando menstruam pela primeira vez, todas as meninas já passaram pelo estirão puberal.

A primeira menstruação (menarca) é um marco na vida de toda mulher. É a entrada no mundo feminino adulto. Depois da menarca a adolescente ainda vai crescer e se desenvolver, mas num ritmo menor do que antes.

Após a menarca, é normal que ocorra uma diminuição na velocidade de crescimento, mas ele não para! Trata-se do crescimento residual, que varia de pessoa para pessoa, mas em linhas gerais, as adolescentes ainda crescem, em média, seis centímetros após a menarca.

Entretanto, é importante ressaltar que, nos casos em que as meninas apresentam sinais de puberdade precoce, caracterizada pelo crescimento das mamas e de pelos pubianos antes dos 8 anos de idade, esse tempo de crescimento pode ser ainda mais reduzido (Veja Matéria anterior sobre Puberdade Precoce).

Por isso, ao constatar qualquer um dos sinais de puberdade mencionados acima antes dos 8 anos, os pais devem procurar um Endocrinologista infantojuvenil para fazer uma avaliação completa e indicar um tratamento para inibir o avanço da puberdade precoce. Com o tratamento, a menina "ganha tempo" para crescer um pouco mais, e o mais importante, dentro do período esperado!

Nos meninos o estirão do crescimento é mais tardio, em torno de um ano após o início do crescimento dos testículos. Neles a o que sinaliza a quase parada do crescimento é a mudança de voz. Quando o menino deixa de desafinar, ora falando grosso ora fino, e passa a falar com a voz sempre grossa, é sinal que seu crescimento quase terminou. 

terça-feira, 21 de março de 2017

21/03 DIA INTERNACIONAL DA SÍNDROME DE DOWN

21/03 é o dia Internacional da Trissomia do 21, mais conhecida como Síndrome de Down!


A síndrome foi descrita há mais de um século por John Langdon Down (daí seu nome!). É a condição genética mais comum que existe, ocorrendo em cerca de um a cada 600 a 700 nascimentos, independente de raça, religião ou condição econômica da família.

A síndrome em si não é uma doença, mas uma condição que aumenta o risco de alguns problemas de saúde, o que requer a atenção de pais e profissionais.

As pessoas com Síndrome de Down apresentarem características físicas típicas como olhos amendoados, orelhas com baixa implantação, boca pequena e língua grande (por isso fica para fora), mãos e dedos pequenos, prega simiesca (prega única na palma da mão ao invés de duas), orelhas com implantação baixa.

Existe maior propensão ao desenvolvimento de algumas doenças e alterações do desenvolvimento:         
Cognição- o QI fica em média entre 35 a 70 pontos, sendo que a média das crianças é de 100.

Audição – O canal auditivo pode estar malformado, sendo que 40% tem alguma perda auditiva, o que atrasa a fala também.

Visão - Estrabismo, catarata e glaucoma podem ocorrer. Se não identificados e tratados dificulta a aprendizagem



Músculos – Tem o tônus menor, mais flácidos, o que atrapalha a coordenação motora.
Sistema cardiovascular – em torno de 50% apresentam alguma doença cardíaca congênita: comunicação interventricular, comunicação interatrial ou  defeito do septo atrioventricular.

Sistema endócrino: Apresentam baixa estatura, propensão a obesidade (em torno de 50%) e propensão ao hipotireoidismo (20%).        
           
Apesar de necessitarem de cuidados, vale ressaltar que as pessoas com síndrome de Down têm muito mais em comum com o resto da população do que diferenças. São seres humanos capazes, e podem sim avançar, tornando-se adultos realizados e autônomos.

A Síndrome de Down ocorre quando existe uma cópia extra do cromossomo 21. Os seres humanos têm, normalmente, 46 cromossomos (23 pares) em cada uma das células de seu organismo, 23 herdados do espermatozoide e 23 do óvulo.
O que ocorre, então, para um bebê apresentar 47 cromossomos, em vez de 46, e ter síndrome de Down?

1 - Trissomia livre ou simples – Existe a presença de um cromossomo 21 inteiro a mais em todas as células. É a forma mais comum da síndrome de Down, correspondendo a 95% dos casos. Ocorre por um erro na formação dos gametas. Nesses casos o óvulo (95%) ou o espermatozoide (5%) contém 2 cromossomos 21, e ao se unirem ao outro gameta formarão um zigoto com 3 cromossomos 21.

2 - Translocação - Por volta de 3,5% das pessoas com síndrome de Down têm dois cromossomos do par 21 completos e um pedaço mais ou menos grande de um terceiro cromossomo 21, que geralmente está colado a outro cromossomo de outro par. Nesses casos o pai ou a mãe e irmãos podem ser “portadores”: eles não apresentam a trissomia mas podem ter outros filhos com a síndrome.

3 - Mosaicismo - Ocorre em 1,5% dos casos. Neste caso o zigoto apresenta apenas 2 cromossomos 21, e o erro na separação dos cromossomos ocorre no curso das divisões celulares do feto. A pessoa tem células normais e outras com trissomia, e dependendo do percentual de células normais, a clínica será mais ou menos intensa!

Para o diagnóstico de certeza é imprescindível o Cariótipo, exame no qual os cromossomos de várias células são avaliados ao microscópio com detalhes!